A participação no certame deverá ser garantida até o dia 26 de agosto. Os salários iniciais oferecidos pela prefeitura chegam a R$ 4,4 mil
Patricia Lavezzo Publicado em 10/08/2018, às 13h22
A Prefeitura Municipal de Capela do Alto, situada no Estado de São Paulo, abrirá às 17h desta sexta-feira (10) o prazo de inscrição do concurso público que visa o provimento de 20 vagas do seu quadro de pessoal.
Candidatos que concluíram o ensino médio estão aptos às carreiras de monitor de creche (2 vagas) e inspetor de alunos (1), cujo salário inicial é de R$ 964,64, além de fiscal municipal (1), com ganho de R$ 1.144,86.
Nível superior é requisito para os cargos de médico cardiologista (1), médico plantonista (9), professor da educação básica I (3) e professor da educação básica III nas disciplinas de ciências (1), geografia (1) e matemática (1). As remunerações chegam a R$ 4.479,80.
Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico http://caetanno.com.br/editais e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 5,30 para nível médio e R$ 5,35 para formação superior. O prazo para registrar as candidaturas se encerrará no dia 26 de agosto.
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova objetiva para todos os postos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória.
A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português (peso 3), cinco de raciocínio lógico (peso 1), dez de conhecimentos gerais (peso 2) e 15 de conhecimentos específicos (peso 3).
A avaliação será aplicada no dia 16 de setembro, no período da manhã para o cargo de monitor de creche, e de tarde para os demais empregos. A confirmação da data e os locais e horários de realização do exame serão comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.
Fiscalização na área de interesse ambiental, como parques, jardins, áreas de proteção permanente, além de tratamento dos recursos hídricos e saneamento; fiscalizar a execução de novos empreendimentos, sejam urbanos ou rurais, a fim de garantir o determinado na legislação ambiental vigente; fiscalizar a execução de projetos de recuperação de áreas degradadas; fiscalizar a execução de projetos de combate à poluição sonora e à poluição visual; fiscalizar ações de interesse ambiental; notificar, autuar e proceder as medidas legais cabíveis para a correta adequação ambiental, de estabelecimentos industriais, comerciais, diversões públicas e outros, verificando a correta inscrição quanto ao tipo de atividades para recolhimento de tributos municipais, visando o cumprimento das normas legais. Efetua levantamento dos imóveis, verificando as áreas existentes, para sua atualização cadastral. Vistoria imóveis em construção, verificando se os projetos estão aprovados e com o devido alvará de construção, para garantir sua segurança e expedição do “habite-se”. Efetua comandos gerais, autuando ambulantes e comerciantes em feiras livres e logradouros públicos, que exercem atividades sem a devida licença, para evitar fraudes e irregularidades que prejudiquem o erário público. Fiscaliza o horário de funcionamento do comércio eventual, como plantões de farmácias, para assegurar o cumprimento das normas legais. Entre outras tarefas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.
Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.