Oportunidades do edital da Prefeitura de Caranaíba são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas a partir do dia 28 de março de 2019
Patricia Lavezzo Publicado em 04/02/2019, às 10h53
A Prefeitura de Caranaíba, localizada no Estado de Minas Gerais, publicou um novo edital de concurso para preenchimento de 68 vagas de todos os níveis escolares. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.
As inscrições serão recebidas entre os dias 28 de março e 28 de abril de 2019, através do site da banca organizadora, que é http://caetanno.com.br/editais. Os valores das taxas variam de R$ 50 a R$ 130, conforme o cargo pleiteado.
Marcada para o dia 26 de maio, a prova objetiva contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos.
Candidatos que têm o ensino fundamental podem concorrer as funções de auxiliar de almoxarifado (1 vaga), auxiliar de biblioteca (CR), auxiliar de farmácia (CR), auxiliar de secretaria escolar (CR), operário (5), auxiliar de serviços gerais (5), servente escolar (2), guarda patrimonial (2), jardineiro (CR), coveiro (CR), carpinteiro (CR), pintor (CR), bombeiro hidráulico (CR), pedreiro (3), motorista (5), operador de máquinas (CR), servente de obras e serviços (3), gari (2) e lavadeira de roupa (1). Os salários iniciais oscilam entre R$ 956 e R$ 1.400.
Para ensino médio e/ou curso técnico, as ofertas do edital são para os cargos de técnico em administração (CR), técnico em eletricidade (CR), técnico em edificações (CR), técnico em enfermagem (1), técnico em saúde bucal (2), técnico em tributação (CR), técnico em vigilância sanitária (1), secretário escolar (CR), técnico em vigilância epidemiológica (1), orientador social (CR), operador de cadastro único (CR) e agente comunitário de saúde (9). Os vencimentos variam de R$ 1.014 a R$ 1.400.
Nível superior é requisito para administrador (CR), analista de tecnologia da informação (CR), controlador interno (1), assistente social (2), bioquímico (CR), contador (1), enfermeiro (CR), enfermeiro PSF (1), engenheiro ambiental (CR), engenheiro civil (CR), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico nas especialidades de clínico geral (1), ginecologista (1), pediatra (1), ortopedista (1) e cardiologista (1), médico veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo/dentista (1), psicólogo (2), coordenador do CRAS (1) e professor (5). As remunerações partem de R$ 1.500 e chegam a R$ 3.657,42.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.