Edital do novo concurso da Prefeitura de Carapicuíba traz 62 postos para contratação imediata. Inscrições vão de 4 a 16 de outubro, exclusivamente pela internet
A Prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, abre nesta quarta-feira (4) as inscrições para 62 vagas em um concurso destinado à contratação de profissionais com curso superior. Dentre as ofertas em disputa, duas são reservadas a pessoas com deficiência.
Estão disponíveis chances para engenheiro em segurança do trabalho (1 posto), que paga R$ 3.084,01, e médico nas seguintes áreas: especialista em medicina do trabalho (2), clínico geral plantonista (20), clínico geral UBS (4), ginecologista UBS (5), ortopedista plantonista (5), pediatra plantonista (10), pediatra UBS (5), psiquiatra plantonista (4) e psiquiatra UBS (6), com vencimentos de R$ 60 por hora, mais gratificações.
Para se inscrever no concurso da Prefeitura de Carapicuíba, será necessário preencher formulário on-line no site www.rboconcursos.com.br até 16 de outubro, pagando taxa de R$ 23,70.
Concurso Prefeitura Carapicuíba: avaliação e vigência
A prova objetiva, marcada para 29 de outubro, trará 30 questões de múltipla escolha abordando: língua portuguesa para todos os cargos; informática e conhecimentos específicos para engenheiro; e políticas de saúde e conhecimentos básicos para médico.
De acordo com o
edital, o
concurso da Prefeitura de Carapicuíba terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Atribuições do engenheiro no concurso da Prefeitura de Carapicuíba
Elaboração do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) das secretarias e órgãos públicos municipais, sua manutenção e supervisão; fiscalização do cumprimento das metas e recomendações para neutralização dos riscos e agentes insalubres nos vários ambientes de trabalho que compõem os órgãos da administração municipal; fazer cumprir as normas regulamentares do Ministério do Trabalho pertinentes à Engenharia e Segurança do Trabalho – PPRA e NR9, PCMAT e NR18, agentes insalubres e NR15, CIPA, NR5, PPCI e combate a incêndios; promover medidas de proteção coletiva aos riscos ocupacionais, treinamento, orientação e fiscalização dos equipamentos de proteção individual; redigir relatórios e demais documentos necessários ao cumprimento da legislação especifica em vigor; emitir laudos técnicos das condições do ambiente de trabalho e perfil profissiográfico previdenciário ou requisitado; executar outras atividades correlatas à sua área de competência.
Concurso Prefeitura Carapicuíba: atribuições do médico especialista em medicina do trabalho
Realizar consulta e atendimento médico, exames, levantar hipóteses diagnósticas, solicitar exames complementares, interpretar dados de exame clínico e complementares, diagnosticar estado de saúde de clientes, discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com clientes, responsáveis e familiares; realizar atendimentos de urgência e emergência e visitas domiciliares; planejar e prescrever tratamento aos clientes, praticar intervenções, receitar drogas, medicamentos e fitoterápicos; realizar exames para admissão, retorno ao trabalho, periódicos, e demissão dos servidores em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais; implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador, promover campanhas de saúde e ações de controle de vetores e zoonoses; elaborar e executar ações para promoção da saúde, prescrever medidas higiênico dietéticas e ministrar tratamentos preventivos; realizar os procedimentos de readaptação funcional instruindo a administração da Instituição para mudança de atividade do servidor; participar juntamente com outros profissionais, da elaboração e execução de programas de proteção à saúde do trabalhador, analisando em conjunto os riscos, as condições de trabalho, os fatores de insalubridade, de fadiga e outros; participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, comissões, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão; elaborar relatórios e laudos técnicos em sua área de especialidade; participar de programa de treinamento, quando convocado; executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.