Concurso da Prefeitura de Carapicuíba apresenta chances para atendente, contador, procurador, psicólogo, assistente social e médico em diversas especialidades. Inscrições começam em 28 de março
Samuel Peressin Publicado em 19/03/2018, às 11h40
Localizado na Grande São Paulo, o município de Carapicuíba abriu concurso com oferta de 66 vagas imediatas no quadro de servidores efetivos da prefeitura, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência.
O cargo de atendente (20 postos) é destinado a profissionais que possuem nível fundamental.
As demais carreiras em disputa cobram curso superior. Há chances para assistente social (7), contador (1), procurador municipal (3), psicólogo (5) e médico para as seguintes especialidades: do trabalho (2), cardiologista (1), clínico geral (1), dermatologista (1), ginecologista (1), infectologista (1), neurologista (1), ortopedista (1), pediatra plantonista (10), pediatra UBS (2), psiquiatra plantonista (1), psiquiatra UBS (6), ultrassonografista (1) e vascular (1).
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE CARAPICUIBA 2018 - ATENDENTE
Os salários iniciais variam de R$ 937 a R$ 3.800, além de benefícios e gratificações. No caso de médicos, os ganhos correspondem a R$ 60 por hora trabalhada.
A RBO, banca que organiza o concurso da Prefeitura de Carapicuíba, recebe inscrições entre 28 de março e 27 de abril, por meio do site www.rboconcursos.com.br. O valor da taxa é o mesmo para todas as funções: R$ 23,70
O processo seletivo compreenderá prova objetiva para todas as vagas e avaliação dissertativa para procurador. A aplicação está prevista para 20 de maio (postos de atendente e médico) e 3 de junho (restante das funções).
Com relação ao teste objetivo, o número de perguntas (30, 40 ou 50) e as disciplinas (língua portuguesa, matemática, informática, políticas de saúde e conhecimentos específicos) variam conforme a carreira.
A validade do concurso da Prefeitura de Carapicuíba será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, segundo prevê o edital.
Presta as informações solicitadas pelo público que comparece às repartições municipais; encaminha o público às unidades administrativas competente para o esclarecimento das dúvidas porventura existentes; faz a recepção das correspondências, dando encaminhamento aos setores competentes; desempenhar outras atividades afins.
Língua portuguesa – Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, verbo. Concordância verbal e nominal. Reconhecimento de frases corretas e incorretas.
Matemática – Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema de Medidas Legais. Porcentagem. Sistema monetário brasileiro. Resolução de situações problema. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico.
Informática – MS-Windows 7 ou versões mais recentes: área de trabalho, área de transferência, ícones, barra de tarefas e ferramentas, comandos e recursos; unidades de armazenamento; conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; visualização, exibição e manipulação de arquivos e pastas; uso dos menus, programas e aplicativos; painel de controle; interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010 ou versões mais recentes. MS-Word 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; editoração e processamento de textos; propriedades e estrutura básica dos documentos; distribuição de conteúdo na página; formatação; cabeçalho e rodapé; tabelas; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; envelopes, etiquetas, mala-direta; caixas de texto. MS-Excel 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; funcionalidades e estrutura das planilhas; configuração de painéis e células; linhas, colunas, pastas, tabelas e gráficos; formatação; uso de fórmulas, funções e macros; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; controle de quebras e numeração de páginas; validação de dados e obtenção de dados externos; filtragens e classificação de dados. Correio Eletrônico: comandos, atalhos e recursos; uso do correio eletrônico; preparo e envio de mensagens; anexação de arquivos; modos de exibição; organização de e-mails, gerenciador de contatos. Internet: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos dos principais navegadores; navegação e princípios de acesso à internet; downloads; conceitos de URL, links, sites, vírus, busca e impressão de páginas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.