Com salário de R$ 1.075, carreira requer nível médio e formação técnica. Presenciais e gratuitas, inscrições para o concurso da Prefeitura de Cariacica seguem disponíveis até 5 de março
Samuel Peressin Publicado em 28/02/2018, às 15h31
Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Cariacica, no Espírito Santo, para preenchimento de 200 vagas temporárias de técnico de enfermagem.
Destinada a profissionais com formação técnica de nível médio, a carreira conta com remuneração inicial de R$ 1.075,04. A jornada de trabalho corresponde a 40 horas semanais.
Os aprovados no concurso terão contrato de um ano, prorrogável por mais um, a critério da Prefeitura de Cariacica, conforme estabelece o edital.
Presenciais e gratuitas, as inscrições devem ser efetuadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco), das 9h30 às 11h e das 14h às 16h. O prazo termina em 5 de março.
A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Serão avaliados dois critérios: qualificação profissional e experiência.
Atividades que exigem aplicação de conhecimentos teóricos de menor complexidade; resolução de problemas técnicos sob supervisão da chefia. Aplicação de novas tecnologias e resolução de questões com iniciativa própria. E demais atribuições constantes no Decreto nº 048/2010.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.