Profissionais de todos os níveis escolares podem se inscrever no concurso da Prefeitura Municipal de Carrancas. Salários iniciais chegam a R$ 3,2 mil
No Estado de
Minas Gerais, a
Prefeitura de Carrancas receberá
inscrições de
concurso público até o dia 25 de novembro. Oferta é de 18 vagas temporárias para cargos de todos os níveis escolares.
Interessados deverão efetuar o cadastro no setor de arrecadação da
prefeitura, situada na Rua Padre Toledo Taques, n° 235, das 8h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Os valores da taxa de participação oscilam entre R$ 40 e R$ 150, conforme o cargo escolhido.
Vagas no concurso da Prefeitura de Carrancas
Profissionais que são alfabetizados podem concorrer para as funções de barqueiro (2 vagas) e coveiro (1). O salário inicial é de R$ 909,31.
Quem concluiu o
ensino fundamental pode se inscrever para os empregos de auxiliar de serviço escolar (2), motorista (5) e vigia (2). Os vencimentos oscilam entre R$ 880 e R$ 1.428,08.
Já para os cargos de auxiliar administrativo (2), cujos ganhos são de R$ 909,31, e fiscal geral (1), com inicial de R$ 1.549,21, a exigência no
concurso da
Prefeitura de Carrancas é de
ensino médio.
Nível superior é requisito para os postos de cirurgião dentista PSF (1), com ganhos de R$ 3.215,02, pedagogo (1) e supervisor (1), ambos com remuneração de R$ 1.841,33.
Segundo o edital, o contrato de trabalho com a
prefeitura terá início no dia 1° de janeiro de 2017 e término em até 31 de dezembro desse mesmo ano, podendo ser prorrogado para o exercício financeiro de 2018.
Prova da Prefeitura de Carrancas
Com duas horas de duração, o exame objetivo do
concurso da
Prefeitura de Carrancas será composto por 20 questões de múltipla escolha. Ele será realizado às 9h do dia 11 de dezembro, na escola municipal Maria da Graça Souza, localizada na Avenida Brasil, n° 196, Centro.
Haverá, ainda, teste prático para os inscritos nos cargos de barqueiro, coveiro e motorista. Ele será aplicado no dia 10 de dezembro, em locais a serem informados em momento oportuno no quadro de avisos da
prefeitura.
Atribuições dos cargos de nível médio
Auxiliar administrativo - atender telefone, passar fax, anotar e repassar recados; protocolar e autuar documentos recebidos e expedidos; distribuir, conferir e registrar a documentação do setor em que serve; atender ao público interno e externo, e informar, consultando arquivos, fichários e documentos; redigir e digitar qualquer modalidade de informações administrativas; organizar cadastros, fichários e arquivos de documentação, atinentes a área administrativa; executar estas e outras atividades correlatas, na zona urbana ou rural.
Fiscal geral - executar programas de fiscalização. Consultar documentos específicos guiando-se pela legislação vigente. Manter-se informado a respeito da política de fiscalização, difundir a legislação e proporcionar instituições atualizadas. Verificar a existência de obras clandestinas, notificando e embargando. Fiscalizar ruas, expedindo notificações em locais onde haja entulhos, galhos e árvores e outros resíduos a serem colhidos. Providenciar a retirada de materiais que esteja impedindo o tráfego em ruas e calçadas. Autuar pessoas físicas e jurídicas transgressoras, lavrando auto de infração, fazendo cumprir determinações legais. Realizar vistoria em lanchonetes, restaurantes, bares ou outros estabelecimentos onde houver a comercialização de alimentos quanto à existência de licença sanitária. Efetuar as tarefas descritas e outras correlatas, mediante determinação superior, em zona rural ou urbana.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.