Inscrições são gratuitas e vão até 16 de setembro. Seleção preencherá cargos de todas as escolaridades
Samuel Peressin Publicado em 31/08/2018, às 15h05
A Prefeitura de Caruaru, no Estado de Pernambuco, abriu processo seletivo para preencher 341 vagas temporárias. Distribuídas entre dois editais, as ofertas são para o quadro de servidores da Secretaria de Educação.
Profissionais com nível fundamental têm chances como lavadeiro (15 postos), merendeiro (35), porteiro (30), auxiliar de serviços gerais (60), lactarista (5), auxiliar de serviços públicos - manutenção de piscina (2) e monitor de transporte (10). A remuneração é de R$ 954 para todas as funções.
Ensino médio é requisito para os candidatos aos cargos de auxiliar administrativo (24) e auxiliar de educação (80), ambos com salário de R$ 954.
Estão em disputa carreiras de nível superior para nutricionista (10 vagas e remuneração de R$ 1.383) e professor nas áreas de pedagogia (50), ciências (4), educação física (3), geografia (2), história (1), (língua portuguesa (5) e matemática (5), com vencimentos de R$ 6,79 por hora/aula.
Gratuitas, as inscrições podem ser registradas até 16 de setembro, mediante a realização de cadastro no endereço http://selecoes.caruaru.pe.gov.br.
O processo seletivo terá análise de títulos para todas as funções, além de provas on-line e escrita para vagas de níveis médio e superior, em 18 e 23 de setembro, respectivamente.
Os contratados terão vínculo de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação, a critério da Prefeitura de Caruaru, conforme estabelecem os editais.
Auxiliar de serviços gerais - Zelar pelo ambiente de trabalho varrendo, lavando e mantendo a ordem e a higiene do local; Coletar o lixo para depositá-lo em lixeira ou em incinerador; Responsabilizar-se pelo asseio, arrumação, conservação e manutenção do prédio, das instalações, dos móveis e utensílios do estabelecimento; Requisitar material de limpeza e controlar seu consumo; Executar outras tarefas correlatas, determinadas pelo (a) Gestor (a); Executar atividades correlatas.
Porteiro - Proceder à abertura e o fechamento de portões da unidade escolar em que esteja lotado, no horário regulamentado pela gestão escolar; Ter acesso às chaves do estabelecimento e de todas as suas dependências, através do claviculário; Controlar a entrada e a saída dos estudantes e demais pessoas do Estabelecimento, conforme determinação da gestão escolar; Encaminhar para a gestão escolar toda correspondência recebida; Auxiliar na manutenção, conservação, cuidado e apoio à integridade do prédio e dos bens nele contidos, zelando assim pela integridade da comunidade escolar; Escoltar pessoas e mercadorias aos seus destinos dentro do perímetro escolar; Fazer manutenções simples nos locais de trabalho; Ajudar a transportar materiais dentro da unidade escolar; Executar atividades correlatas.
Auxiliar administrativo - Recepcionar e atender ao público interno e externo; Orientar e fornecer informações e documentos; Receber, conferir, protocolar e encaminhar correspondências e documentos aos setores da instituição ou a outros órgãos; Classificar documentos e correspondências; Digitar textos, documentos, relatórios e correspondências, transcrevendo originais manuscritos e impressos; Preencher formulários e fichas padronizadas através da coleta de dados; Consultar documentos oficiais e outras fontes; Informar processos em tramitação na Unidade Escolar; Secretariar reuniões e outros eventos na ausência ou falta do Secretário Escolar; Auxiliar na elaboração de relatórios e projetos pertinentes à sua atividade; Organizar, atualizar e conservar arquivos e fichários ativos, passivos e inativos da unidade escolar onde atua; Requisitar e controlar material de consumo permanente da Unidade Escolar, quando da ausência ou falta do Secretário Escolar; Executar serviços auxiliares diversos, relativos ao apoio financeiro e contábil, processos administrativos e convênios, de acordo com o planejamento elaborado pelo Secretário com a equipe; Executar outras tarefas administrativas inerentes à função; Executar atividades correlatas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.