Caruaru PE: concurso para guarda inscreve só até domingo

Edital reúne 50 vagas para contratação imediata. Destinado a profissionais com nível médio, cargo oferece salário inicial de R$ 1,3 mil

Samuel Peressin   Publicado em 08/11/2018, às 09h23

Terminam no próximo domingo (11) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, destinado a preencher 50 vagas de guarda municipal, com salário inicial de R$ 1.398,99.

Os requisitos do cargo incluem: ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB" e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. 

O processo seletivo é organizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe). A banca recebe inscrições exclusivamente pela internet (www.upenet.com.br). O valor da taxa é de R$ 94.

Etapas do concurso da Prefeitura de Caruaru PE

Marcada para 16 de dezembro, a prova objetiva trará 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, Código de Trânsito Brasileiro, informática e conhecimentos de direitos e garantias fundamentais.

• APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE CARUARU 2018 - GUARDA MUNICIPAL

As outras fases envolvem exames de saúde, de 19 a 21 de janeiro de 2019; teste de capacidade física, de 24 a 27 de janeiro; e avaliação psicológica, em 30 e 31 de janeiro.

Na sequência, os 100 candidatos com melhores notas realizarão curso de formação profissional, entre 11 de março e 30 de setembro. Durante o treinamento, os participantes receberão bolsa no valor de um salário mínimo.
 
O concurso da Prefeitura de Caruaru terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Caruaru: principais atribuições do guarda municipal

Efetuar a segurança de dignatários; atender com presteza as ocorrências para as quais for solicitado ou defrontar-se; prestar orientação ao público em geral; apoiar e garantir as ações fiscalizadoras e o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município; executar a fiscalização de trânsito, atuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e demais legislações correlatas, no exercício regular do Poder de Polícia Administrativa de Trânsito e no uso de suas atribuições, executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas ou delegadas.

Concurso guarda municipal Caruaru: o que estudar para a prova


 

Sobre Prefeitura Caruaru

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.