Interessados em participar do concurso da Prefeitura Municipal de Castro devem garantir a participação até o dia 21 de novembro. Oferta é de 14 vagas imediatas e cadastro reserva
Já estão abertas as
inscrições para o
concurso da
Prefeitura Municipal de Castro, localizada no Estado do
Paraná. Seleção visa a preencher 14 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR) do seu quadro de pessoal.
Segundo o edital, os candidatos que compõem o cadastro reserva somente serão nomeados se durante o período de validade do
concurso (de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período) ocorrer o surgimento de vagas e se houver interesse público na nomeação.
Oportunidades são para profissionais que possuem formação
superior, para os cargos de agrônomo (CR), analista de informática (CR), arquiteto (CR), assistente social (CR), bibliotecário (CR), biólogo (CR), cirurgião dentista (CR), historiador (CR), médico nas especialidades de anestesista (2 vagas), clínico geral (2), da família (2), ginecologista (2), pediatra (2), plantonista (2) e psiquiatra (2), tecnólogo em gestão pública (CR), turismólogo (CR) e veterinário (CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 4.000,18 e R$ 7.667,03.
Inscrição e prova do concurso
Interessados em participar do
concurso da
Prefeitura de Castro devem efetuar o cadastro no endereço eletrônico
http://concurso.fundacaofafipa.org.br, até o dia 21 de novembro. O valor da taxa de
inscrição é de R$ 150.
A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática e 20 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de
Castro no dia 11 de dezembro, sendo disponibilizado no site da organizadora do concurso os locais e horários, a partir de 30 de novembro.
Atribuições de alguns cargos da Prefeitura de Castro
Agrônomo - elaborar trabalhos visando à implantação de novos métodos e praticas agrícolas com a finalidade de racionalizar o uso da terra, bem como de aproveitar os recursos naturais existentes. Planejar e supervisionar projetos de combate e controle de pragas e doenças no meio rural. Participar na elaboração de programas de extensão rural, e na realização de levantamentos e pesquisas das necessidades de eletrificação rural. Efetuar estudos, levantamentos e projetos de beneficiamento em indústrias de transformação e produtos agropecuários. Entre outras atividades.
Analista de informática - analisar informações para desenvolvimento e implantação de sistemas de processamento de dados, codificar os mesmos, testar e instalar o sistema, solucionar os possíveis problemas e instruir aos usuários do sistema para a utilização do mesmo. Fornecer suporte para softwares como, editores de texto, planilhas de cálculos etc. Configurar equipamentos como microcomputadores, impressoras, nobreaks e outros, orientando aos usuários quanto a instalação e formas de procedimentos. Testar e analisar o funcionamento de softwares desenvolvidos por terceiros e utilizados pelo município, proceder a analise de problemas, quando ocorrer, mantendo contatos com o criador e desenvolvedor do programa, para a solução dos mesmos. Desempenhar outras atividades correlatas.
Assistente social - elaborar, executar e avaliar planos e programas de natureza social em unidades sociais. Supervisionar o desempenho da práxis de estagiários de serviço social. Ministrar treinamentos em assuntos de serviço social, levantar dados e indicadores de apoio aos programas sociais junto à comunidade, para implantação e execução dos mesmos. Assessorar os superiores em assuntos de sua competência. Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos que objetivam a melhoria das condições socioeconômicas dos funcionários da Prefeitura de castro. Elaborar relatórios demonstrativos das atividades da unidade. Desempenhar outras tarefas.
Bibliotecário - supervisionar, assessorar e coordenar bibliotecas, centros de documentação e serviços de informações. Planejar, supervisionar e propor a compra de livros, periódicos, publicações e audiovisual, estudando as sugestões dos usuários, consultando catálogos e editoras, para manter atualizado o acervo. Planejar e implantar sistemas de bibliotecas, centros ou serviços de documentação e informação, bem como a elaboração de normas e manuais de serviços. Promover o entrosamento e a colaboração com outros órgãos e equipes de trabalho, prestando-lhes assistência técnica. Coordenar o estabelecimento do sistema de controle e registro do material documental. Orientar, coordenar e supervisionar trabalhos de catalogação e classificação. Planejar, organizar e promover a manutenção dos catálogos existentes na biblioteca, visando a sua revisão e atualização. Entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.