As chances no concurso da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul são para candidatos de níveis médio e superior. Os salários iniciais chegam a R$ 6,7 mil
Patricia Lavezzo Publicado em 12/04/2018, às 13h28
Serão recebidas até o dia 17 de abril as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão preenchidas 36 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades.
Candidatos que têm o ensino médio podem se inscrever para as funções de auxiliar de regulação (3 vagas), mecânico (CR) e técnico em segurança do trabalho (1). O salário inicial para os dois primeiros cargos é de R$ 2.717,46 e para o último posto é de R$ 3.321,36.
Nível superior é requisito para arquiteto (CR), assistente social (3), economista (1), enfermeiro (3), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (CR), engenheiro cartógrafo (CR), engenheiro mecânico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (CR), odontólogo (1), odontólogo endodontista (1) e médico em diversas especialidades (21 + CR). As remunerações oscilam entre R$ 3.321,36 e R$ 6.793,67.
O formulário de inscrição está disponível na página eletrônica www.exatuspr.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para os empregos que exigem o ensino médio e R$ 100 para formação superior.
Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Caxias do Sul serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, legislação e conhecimentos específicos.
O exame terá duração máxima de quatro horas e será aplicado no município de Caxias do Sul/RS no dia 20 de maio. As informações sobre os locais e horários de realização da avaliação serão comunicadas no edital de convocação, a ser publicado com antecedência mínima de cinco dias.
Auxiliar de regulação - atender solicitações telefônicas da população e dos profissionais de saúde; registrar no sistema informações coletadas do solicitante segundo questionário próprio; prestar informações gerais ao solicitante; estabelecer contato radiofônico com ambulâncias e/ou veículos de atendimento pré-hospitalar; estabelecer contato com hospitais e serviços de saúde de referência a fim de colher dados e trocar informações; anotar dados e preencher planilhas e formulários específicos do serviço; obedecer aos protocolos de serviço; atender às orientações do médico regulador, atuando sob sua supervisão; operar sistema de radiocomunicação e telefonia nas Centrais de Regulação; exercer o controle operacional da frota de veículos do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel; manter a equipe de regulação atualizada a respeito da situação operacional de cada veículo da frota; conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o território abrangido pelo serviço de atendimento pré-hospitalar móvel; elaborar documentos e relatórios referentes ao serviço mediante solicitação da chefia e/ou de acordo com procedimentos internos estabelecidos; e executar tarefas afins.
Mecânico - realizar a manutenção de máquinas, veículos e equipamentos, diagnosticando falhas de funcionamento, identificando o trabalho a ser realizado e estimando tempo de execução; efetuar ajustes, limpeza, instalação, regulagem e substituições de peças e agregados dos diversos sistemas; inspecionar e reparar automóveis, caminhões, tratores, compressores, máquinas, entre outros; testar o desempenho de componentes bem como de máquinas, equipamentos e veículos; socorrer veículos imobilizados por defeito mecânico; ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos; cuidar da guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos e materiais utilizados em serviço; descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais e procedimentos internos; orientar, quando necessário, auxiliares na execução dos serviços; quando solicitado, registrar as operações realizadas para controle das atividades; conservar e zelar por ferramentas e materiais utilizados no exercício da função; trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança e executar outras tarefas em conformidade com o cargo.
Técnico de segurança do trabalho - auxiliar na elaboração de normas e dispositivos de segurança, visando a prevenção para garantir a integridade pessoal e patrimonial; analisar e emitir pareceres técnicos referentes a ambientes e condições de trabalho; investigar acidentes ocorridos, analisando-os para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; elaborar documentos e relatórios pertinentes aos acidentes de trabalho, bem como orientar os acidentados e chefias; inspecionar ambientes, instalações, equipamentos, condições de risco e cargas de trabalho a que os trabalhadores estão expostos; manter contatos com serviços médicos e sociais; inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando os equipamentos de proteção contra incêndio; elaborar estatísticas de acidentes; instruir os servidores e/ou trabalhadores sobre normas de segurança, combate a incêndio e demais medidas de prevenção de acidentes; ministrar palestras e treinamentos sobre diversos aspectos relativos a segurança do trabalho; entre outras.O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.