Prefeitura selecionará docentes para 11 áreas de ensino. Inscrições seguem abertas até 20 de novembro
Samuel Peressin Publicado em 09/11/2018, às 15h20
A Prefeitura de Chopinzinho, no Paraná, abriu processo seletivo destinado a preencher 11 vagas temporárias de professor para ensino em tempo integral, além de formar cadastro reserva.
Há chances para oficinas nas áreas de língua portuguesa e matemática (1), esportes (1), artes marciais (1), dança (1), psicomotricidade (1), música/canto coral (1), cultura e arte (1), informática (1), teatro (1), inglês (1) e espanhol (1).
Os candidatos devem possuir curso superior. Os vencimentos são de R$ 15,04 por hora aula. O regime de trabalho semanal poderá variar de 20 a 32 horas.
Gratuitas, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Chopinzinho seguem disponíveis até as 17h de 20 de novembro, devendo ser efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço www.chopinzinho.pr.gov.br.
A seleção envolverá prova de títulos, com entrega dos documentos em 7 de dezembro, e avaliação didática, marcada para o dia 19 do mesmo mês.
Os profissionais contratados terão vínculo de até 12 meses, prorrogável por mais 12, a critério da Prefeitura de Chopinzinho, conforme estabelece o edital.
a) Planejar, ministrar aulas e orientar a aprendizagem; b) Participar do processo de planejamento das atividades da escola; c) Executar o trabalho docente em consonância com a Proposta pedagógica do Tempo Integral da escola; d) Contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; e) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; f) Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos; g) Estabelecer formas alternativas de recuperação para os que apresentarem menor rendimento; h) Cooperar com os serviços de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional; i) Zelar pela aprendizagem do aluno; j) Participar de reuniões, encontros, atividades cívicas, culturais e conselhos de classe; k)Levantar, interpretar e formar dados relativos à realidade de sua (s) classe (s); l) Seguir diretrizes do ensino, emanadas do órgão superior competente; m) Constatar necessidades e encaminhar os alunos aos setores específicos de atendimento; n) Zelar pela disciplina e pelo material docente; n) Executar outras atividades afins e compatíveis com a função; o) Contribuir para o bom andamento da escola; P) Participar de cursos, seminários, palestras e outros eventos correlatos, relacionados com as atribuições da função, sempre que convocado pelo seus superiores.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.