Conceição do Araguaia/PA abre concurso com 391 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Conceição do Araguaia são cargos na área da educação. Gratuitas, inscrições serão recebidas até 1º de agosto

Samuel Peressin   Publicado em 28/07/2017, às 15h50

A Prefeitura de Conceição do Araguaia, no Pará, abriu processo seletivo com oferta de 391 vagas para cargos temporários na área da educação.

Quem tem nível fundamental incompleto pode concorrer como agente de vigilância (27 postos), serviços gerais (69), motorista (10) e merendeira (3).

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Conceição do Araguaia para assistente de turma escolar (38), auxiliar de creche (32), auxiliar de secretaria (4), agente administrativo (25), auxiliar de biblioteca (2), monitor de transporte escolar (47), técnico em secretariado (20) e técnico em informática (3) - as duas últimas carreiras também cobram formação técnica.

Em nível superior há chances para professor de informática (1), educação física (10), inglês (4), história (6), geografia (3), língua portuguesa (9), matemática (5) e religião (3), além de pedagogo (70).

As oportunidades no concurso da Prefeitura de Conceição do Araguaia estão distribuídas entre unidades de ensino instaladas nas zonas rural e urbana do município. O edital não informa os salários dos cargos.

Concurso Prefeitura Conceição do Araguaia: inscrições e avaliação


Para se inscrever no concurso da Prefeitura de Conceição do Araguaia, os interessados devem comparecer à Secretaria de Educação e Cultura até 1º de agosto, das 8h às 18h. Não há cobrança de taxa.  

O processo de escolha dos candidatos será feito por meio de análise de currículo, que deve ser entregue durante o registro da candidatura.

O concurso da Prefeitura de Conceição do Araguaia terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.

Sobre Prefeitura Conceição do Araguaia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.