Todas as oportunidades presentes no edital do concurso da Prefeitura de Cotia exigem ensino superior completo. Salários de até R$ 4,3 mil
Localizada na região metropolitana de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Cotia promove concurso público que visa ao preenchimento de 136 vagas imediatas em seu quadro de pessoal.
As oportunidades do processo seletivo exigem formação superior e são para as carreiras de diretor de escola (10), nutricionista (1), professor em diversas especialidades (119) e supervisor de ensino (6).
No caso do posto de docente, as chances estão distribuídas entre as seguintes áreas: ciências (1), geografia (1), matemática (4), português (3), adjunto - artes (1), adjunto - ciências (1), adjunto - educação física (1), adjunto - geografia (1), adjunto - história (1), adjunto - inglês (2), adjunto - matemática (1), adjunto - português (1), libras (1) e educação básica I (100).
Consta no edital do
concurso da Prefeitura de Cotia que os salários iniciais oscilam entre R$ 2.445 e R$ 4.304, mas para nutricionista corresponde a R$ 15,50 hora e para professor (exceto educação básica I) é de R$ 16,30 por hora.
Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Cotia
A participação no certame pode ser garantida até as 15h do dia 15 de janeiro de 2018, sendo que a ficha cadastral deve ser preenchida no site da RBO Concursos (
www.rboconcursos.com.br). É cobrada uma taxa no valor de R$ 55.
Todos os participantes passarão por um teste objetivo com questões de múltipla escolha em 28 de janeiro, em locais e horários a serem comunicados previamente no endereço eletrônico da banca organizadora. A seleção ainda contará com análise de títulos para todos os cargos e prova dissertativa para professor, diretor e supervisor.
O exame objetivo apresentará 40 perguntas sobre língua portuguesa, conhecimentos em informática e/ou conhecimentos específicos, de acordo com a carreira pretendida.
Atribuições do professor de educação básica I
Este profissional tem o dever de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e aulas estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental regular e nos anos iniciais do ensino fundamental da educação de jovens e adultos; atuar no desenvolvimento de projetos educacionais; desenvolver atividades correlatas determinadas pelo seu superior imediato.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.