A participação no concurso da Prefeitura de Criciúma deverá ser garantida até o dia 29 de setembro
Já estão abertas as
inscrições do
concurso público da
Prefeitura Municipal de Criciúma, localizada no Estado de
Santa Catarina. Oportunidade é de três vagas para o cargo de fiscal de rendas e tributos. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva.
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de nível
superior com registro no órgão competente. A remuneração inicial é de R$ 14.205,12 para carga horária semanal de 40 horas.
Dentre as atribuições do cargo, estão: atividades de nível superior; levantamentos de débitos tributários; assinaturas de autos de infração; emissão de boletos para cobranças, vistorias e outras atividades específicas.
O processo seletivo será executado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE. O formulário de inscrição estará disponível no endereço eletrônico
http://ftcriciuma.fepese.org.br até as 16h do dia 29 de setembro. O valor da taxa de participação é de R$ 150.
Serão aceitas
inscrições presenciais, no Posto de Atendimento ao Candidato – Criciúma, situado na Rua Giácomo Sônego Neto, n° 1335, Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, no horário de atendimento das 13h às 17h, em dias úteis.
O outro local onde serão recebidas as
inscrições é o Posto de Atendimento ao Candidato da FEPESE, Campus Reitor João David Ferreira Lima. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.
Avaliações do concurso da Prefeitura de Criciúma
O
concurso da Prefeitura de Criciúma será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 15 de legislação tributária do município, 15 de direito tributário, 10 de contabilidade, 10 de auditoria, 10 de matemática e estatística, 10 de língua portuguesa, cinco de direito constitucional e cinco de direito administrativo.
O exame será aplicado na cidade de Criciúma no dia 22 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no site da FEPESE, a partir do dia 16 desse mesmo mês.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.