Concurso da Prefeitura de Cruzeiro mantém inscrições abertas até 26 de junho. Cargos em disputa são destinados a profissionais de todas as escolaridades
Samuel Peressin Publicado em 30/05/2018, às 11h42
Um novo concurso realizado pela Prefeitura de Cruzeiro, a cerca de 200 km da capital paulista, oferece 29 vagas. Distribuídos entre três editais, os empregos contam com salários que variam de R$ 963,26 a R$ 2.736,52.
Candidatos com ensino fundamental incompleto podem concorrer como calceteiro (2 chances) e mecânico de autos (1), enquanto aqueles que concluíram esse ciclo escolar estão aptos a disputar as funções de coveiro (2), pedreiro (2), pintor (2) e serralheiro (2).
São ofertados postos denível médio para escriturário (2), fiscal geral (2), guarda civil municipal - masculino (2), guarda civil municipal - feminino (1) e operador de máquinas (2).
Os cargos de assistente social (2), procurador municipal (4), psicólogo (2) e veterinário (1) são opções para profissionais com curso superior.
Disponíveis até 26 de junho, as inscrições são recebidas pela Publiconsult, empresa que organiza a seleção, por meio do site www.publiconsult.com.br. O valor da taxa é de R$ 8, exceto para guarda municipal, que cobra R$ 10.
Em 22 de julho, a banca aplicará prova objetiva para todos os cargos e avaliação dissertativa apenas para os concorrentes a procurador.
O processo seletivo inclui, ainda, exame prático para mecânico e operador de máquinas, além de teste físico, avaliação psicológica, inspeção de saúde, pesquisa social e curso de formação para guarda civil, em datas a serem definidas.
De acordo com os editais, o concurso da Prefeitura de Cruzeiro terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Pavimentar solos de estradas, ruas e obras similares, colocar guias e sarjetas para facilitar o sistema viário e o escoamento de águas pluviais; assentar ladrilhos, bloquetes ou similares; executar pequenos serviços de manutenção e conservação de calçadas, sarjetas, praças e próprios públicos.
Redigir, digitar documentos, preencher formulários, planilhas, quadros e outros; prestar informações e dar pareceres em processos dentro do seu conhecimento; revisar, reproduzir, expedir e arquivar documentos e correspondências; controlar o pagamento de diárias; efetuar cálculos diversos e prestar informações; controlar a frequência dos servidores, emitir relatórios, controlar estoque de materiais e solicitar reposição; elaborar pareceres, coletar e analisar dados, para colaborar nos trabalhos técnicos e administrativos; coordenar e promover a execução dos serviços gerais de escritório, verificando os documentos, para garantir os resultados da unidade; colaborar no processo licitatório, participar de projetos ou planos de organização dos serviços administrativos, compor fluxogramas e gráficos, para garantir maior produtividade e eficiência dos serviços.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.