Inscrições para o concurso da Prefeitura de Cruzília vão até 20 de julho. Cargo cobra ensino médio e conta com remuneração inicial de R$ 1.014
Samuel Peressin Publicado em 02/07/2018, às 10h30
A Prefeitura de Cruzília, no interior mineiro, abriu processo seletivo para contratação temporária de 38 agentes comunitários de saúde.
Com salário inicial de R$ 1.014, o cargo cobra ensino médio completo. Além disso, os candidatos devem residir na área geográfica em que pretendem atuar.
Os contratados reforçarão as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) das seguintes localidades: Brejinho (5 chances), Vila Magalhães (5), Olaria (5), Centro (6), Rural (7), Kennedy (5) e Carmelita (5).
Será possível se inscrever até 20 de julho, mediante a realização de cadastro no site www.cabraleoliveira.com.br. O valor da taxa é de R$ 50.
Marcada para 5 de agosto, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões sobre português, matemática, saúde pública e conhecimentos específicos.
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Cruzília terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área; Cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados; Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês; Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à normas de saúde do órgão municipal, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.