Com inscrições a partir de 5 de novembro, seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 9 mil
Samuel Peressin Publicado em 01/11/2018, às 16h53
A Prefeitura de Cuitegi, no Estado da Paraíba, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 78 vagas, sendo oito reservadas a pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 954 a R$ 9.054.
As funções de auxiliar de serviços gerais (14 postos), auxiliar de limpeza urbana (6) e porteiro (6) são opções para candidatos com nível fundamental incompleto, enquanto profissionais que concluíram esse ciclo escolar têm chances como agente de vigilância sanitária (1), eletricista (1), motorista CNH "B" (3), motorista CNH "D" (3) e operador de máquinas pesadas (3).
Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para agente comunitário de saúde (2), motorista socorrista (1), motorista plantonista (1), técnico agropecuário (1), técnico em enfermagem (1) e técnico em enfermagem PSF (1).
Curso superior é requisito para analista de controle interno (2), engenheiro civil (1), enfermeiro (2), médico (1), nutricionista (1), odontólogo (2), pedagogo (1), psicólogo (2), procurador jurídico (1), supervisor escolar (3) e professor nas seguintes áreas: educação especial (2), educação infantil (8), português (1), matemática (2), geografia (1), história (1), ciências (1), educação física (1) e inglês (1).
Será possível se inscrever entre 10h de 5 de novembro e 23h59 de 6 de dezembro, mediante a realização de cadastro no site http://cpcon.uepb.edu.br. As taxas custam R$ 60 (nível fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 100 (superior).
A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), marcada para 27 de janeiro, análise de títulos (professor), com envio dos documentos até 20 de fevereiro, e avaliação prática (motorista e operador de máquinas), em 24 fevereiro.
O concurso da Prefeitura de Cuitegi terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.