Concurso Prefeitura de Londrina PR: novo edital para 60 cargos previsto para fevereiro

Concurso Prefeitura de Londrina PR (Prefeitura de Londrina) deve ser realizado em breve; seleção em fase de escolha da banca

Fernando Cezar Alves   Publicado em 12/01/2024, às 10h40

Concurso Prefeitura Londrina PR: prefeitura de Londrina PR: divulgação

Um novo concurso Prefeitura de Londrina PR (Prefeitura de Londrina), no Paraná, deve ser realizado em breve. De acordo com informações preliminares, a seleção deve contar com oportunidades para aproximadamente  60 cargos, em diversas áreas de atuação. A publicação do edital está prevista para ocorrer em fevereiro.

Por enquanto, a prefeitura ainda não antecipou a oferta de vagas, bem como os cargos que serão contemplados, com respectivas exigências.

O processo está em fase de escolha da banca organizadora, que deve ser anunciada em breve. Somente após este procedimento e assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.

De acordo com a secretária municipal de recursos humanos Juliana Faggion Bellusci, a expectativa é de que as oportunidades sejam distribuídas por diversos editais. Acontece que para alguns cargos o processo deve contar com diversas etapas e, por se tratar de ano eleitoral para prefeitos somente poderão ser aprovados, ainda em 2023, os aprovados em seleções homologadas até três meses antes do primeiro turno, ou seja, até o final de junho.

Concurso Prefeitura de Londrinha PR: saiba como foi a última seleção

O último concurso Prefeitura de Londrinha PR ocorreu em 2022, quando foram oferecidas 41 vagas de níveis fundamental, médio e superior.  A banca organizadora foi a Fundação Fafipa.

Os cargos oferecidos foram as seguintes:

       

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Sobre Prefeitura Londrina

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.