Concurso Prefeitura de Olinda PE já conta, inclusive, com comissão organizadora formada; seleção será para diversas áreas de atuação
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/11/2023, às 10h16
Um novo concurso Prefeitura de Olinda PE (Prefeitura de Olinda) foi anunciado, na última quinta-feira, 9 de novembro. De acordo com nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, a oferta será de mais de 300 vagas, distribuídas por diversas áreas de atuação. Ainda de acordo com a prefeitura, a comissão organizadora já está formada.
Uma vez constituída a comissão, os próximos passos da prefeitura são elaborar o edital e iniciar o processo de escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Somente após a assinatura do contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.
“Um concurso público com mais de 300 vagas é de extrema importância para a nossa cidade", disse o prefeito professor Lupércio. "Primeiramente, ele cria oportunidades de emprego para os nossos cidadãos. Além disso, ele traz profissionais qualificados para o serviço público, o que pode melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Estou muito animado em dar início a esse processo”,reforçou.
Embora a prefeitura ainda não tenha antecipado os cargos, já antecipou que haverá oportunidades nas seguintes áreas de atuação:
O último concurso Prefeitura de Cotia PE ocorreu no final de 2022, para o preenchimento de 230 vagas para o cargo de professor em diversas especialidades de ensino, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o IBDO.
A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.