Concurso Prefeitura de São José dos Campos SP: saiu novo edital para professor

As inscrições para o concurso Prefeitura de São José dos Campos, em São Paulo, serão abertas no dia 28 de agosto. FGV é a banca organizadora

Mylena Lira   Publicado em 23/08/2023, às 18h57

Divulgação

Foi lançado mais um processo seletivo voltado aos candidatos da área da Educação. Saiu o edital de abertura do concurso Prefeitura de São José dos Campos, cidade do interior do estado de São Paulo, destinado ao provimento de 26 vagas de docência, sob a execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As vagas são distribuídas da seguinte maneira:

É requisito para concorrer ao posto de Professor I ter ensino superior em Licenciatura Plena com habilitação para o magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já para atuar como Professor II é preciso ter Licenciatura Plena na disciplina de interesse.

Os aprovados vão receber hora/aula de R$ 22,11 + hora de trabalho coletivo (HTC) obrigatório correspondente a 20% do vencimento base. A jornada máxima de trabalho será de até 78 horas/aulas. O contrato será regido pelo regime estatutário, que confere estabilidade após o período probatório.

Inscrição online

As inscrições serão recebidas no período das 16h do dia 28 de agosto até as 16h do dia 5 de outubro de 2023. Os interessados devem acessar a página do concurso Prefeitura de São José dos Campos no site da FGV: https://conhecimento.fgv.br/concursos/prefsjc-educacao23. O valor da taxa de inscrição para os cargos é de R$98,80. 

Porém, tem direito a pedir a isenção do pagamento da taxa o candidato que pertence à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário
mínimo nacional. O requerimento deve ser feito das 16h do dia 28 de agosto até as 16h do dia 30 de agosto de 2023.

Etapas do concurso público

O processo seletivo será realizado em três fases, conforme previsto no edital de abertura. São elas:

  1. Prova Objetiva
  2. Redação
  3. Avaliação de Títulos

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está agendada para o dia 17 de dezembro de 2023, das 13h às 18h, e demandará a resolução de até 70 questões de múltipla escolha, com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo I do edital. O exame vai abranger:

A redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, em, no máximo, 30 linhas. Em caso de dúvidas, o candidato poderá obter informações por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail concursoprefsjceducacao@fgv.br.

A validade deste Concurso será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da administração pública municipal.

+++O JC disponibiliza mais informações na página do concurso Prefeitura de São José dos Campos.

concursos publicos concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo)

Sobre Prefeitura São José dos Campos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.