Concurso Prefeitura de São Luís MA: prefeito anuncia 150 vagas de agente de trânsito

Concurso Prefeitura de São Luís MA (Prefeitura de São Luís) já conta com comissão organizadora formada; edital em breve

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/12/2023, às 11h54

Concurso São Luis MA: sede da prefeitura : divulgação

Um novo concurso Prefeitura de São Luís MA (Prefeitura de São Luís), no Maranhão, deve ser realizado, em breve, para o cargo de agente de trânsito. A seleção foi anunciada na última quinta-feira, 28 de dezembro, pelo prefeito Eduardo Braide, por meio de publicação em suas redes sociais. Além disso, o certame já conta, inclusive, com comissão organizadora formada,  com publicação no diário oficial do município. A expectativa é de que o edital seja publicado no início de 2024.  

Ao todo, a prefeitura de São Luís MA deve contar com uma oferta inicial de 150 vagas. Para concorrer deve ser exigido ensino médio. A remuneração inicial da carreira ainda deve ser confirmada.

Uma vez formada a comissão responsável pela nova seleção, os próximos passos são dar início ao processo de elaboração do edital, bem como escolher o nome da banca organizadora, responsável pela aplicação das provas. Somente assim que definida a banca e assinado o contrato com a   empresa poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.

Concurso Prefeitua de São Luís MA: veja comissão organizadora

Veja publicação do prefeito

Saiba como foi a última seleção

O último concurso prefeitura de São Luís MA para o cargo de agente de trânsito ocorreu em 2007, quando foram oferecidas 350 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Movens.

A prova objetiva contou com 40 questões, distribuídas da seguinte forma:

A seleção foi composta das seguintes etapas:

 

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Sobre Prefeitura São Luís

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.