Concurso Prefeitura de São Paulo SP: edital em breve para carreira de analista de TI

Concurso Prefeitura de São Paulo (Prefeitura SP) oferecerá 52 vagas de analistas na área de TI, com exigência de nível superior.

Fernando Cezar Alves   Publicado em 10/01/2024, às 09h46

Concurso Prefeitura São Paulo: sede da Prefeitura de São Paulo: Google Maps

O novo concurso Prefeitura de São Paulo SP (Prefeitura de São Paulo) para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional na área de tecnologia da informação e comunicação deve ter seu edital de abertura de inscrições publicado em breve. A seleção, autorizada em 9 de outubro pelo prefeito Ricardo Nunes, está em fase de definição da comissão organizadora, responsável pela elaboração do edital e escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Somente após a contratação da empresa poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.

Ao todo, a prefeitura oferecerá 52 vagas.  Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior na área . No último concurso para o cargo, realizado em 2015, a remuneração inicial da carreira era de R$ 5.392,96, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O valor atual ainda deve ser confirmado.

Concurso Prefeitura São Paulo: veja atribuições do cargo

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Prefeitura de São Paulo SP para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional na área de tecnologia da informação e comunicação, realizado em 2015, contou com uma oferta de 90 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

A seleção foi composta de:

A parte objetiva contou com 80 questões, distribuídas da seguinte forma:

A parte dissertativa foi composta de:

Já a análise de títulos contou com limite de 12 pontos para a classificação final.

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre Prefeitura São Paulo

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.