Concurso Prefeitura de Sousa PB abre inscrições para vagas de guarda

O concurso Prefeitura de Sousa reúne dez vagas para candidatos com ensino médio completo. Saiba como se inscrever

Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 17/01/2022, às 14h43 - Atualizado em 18/01/2022, às 09h37

Google street view

Estão abertas as inscrições do concurso Prefeitura de Sousa, localizada no Estado da Paraíba, para o cargo de guarda civil municipal. O edital oferece dez vagas, sendo uma reservada a pessoas com deficiência.

Interessados em se candidatar ao posto de guarda devem possuir escolaridade mínima de nível médio completo. O salário inicial é de R$ 1.100 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do cargo, estão: exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais; exercer vigilância em locais previamente determinados; realizar rondas de inspeção em intervalos determinados; adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, praças, jardins, materiais sob a sua guarda; entre outras.

Como se inscrever no concurso Prefeitura de Sousa

As inscrições serão recebidas até o dia 18 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é https://cpcon.uepb.edu.br. A taxa custa R$ 85. 

Os candidatos anteriormente homologados para o cargo de guarda civil municipal do edital nº 001/2021 estão automaticamente homologados, não sendo necessário gerar novo boleto e/ou realizar novo pagamento. Já para os candidatos anteriormente inscritos, mas não homologados, será necessário gerar novo boleto e realizar o respectivo pagamento.

Concurso Prefeitura de Sousa: provas

O concurso Prefeitura de Sousa para o cargo de guarda civil municipal contará com duas etapas:

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de português, dez de informática e 15 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na data prevista de 24 de abril de 2022.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Sousa.

concursos publicos concursos abertos concursos 2023 concurso pb (paraíba)

Leia também

Concurso Fundase RN: veja como serão as provas para 577 vagas
Concurso TJDFT pode contar com inclusão de novo cargo; entenda
Concurso Prefeitura Belo Horizonte MG: definida banca para edital de analista
Concurso Metrofor CE: órgão se reúne com planejamento para definir detalhes do edital
Concurso Bombeiros PA: banca organizadora é oficializada

Sobre Prefeitura Sousa

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.