Concurso Duque de Caxias/RJ: últimos dias de inscrição (2018)

Concurso da Prefeitura de Duque de Caxias selecionará para carreiras de agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde, que cobram nível médio completo. Prazo termina em 4 de março

Samuel Peressin   Publicado em 02/03/2018, às 09h53

A Prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, encerra no próximo domingo (4) o período de inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 1.784 vagas, sendo 446 imediatas e 1.338 para cadastro reserva (CR). 
Há ofertas para agente de combate a endemias (225 postos + 675 CR) e agente comunitário de saúde (221 + 663 CR). Ambas as carreiras pagam R$ 1.014 e cobram ensino médio completo.
Os concorrentes a agente comunitário de saúde também devem residir na área em que pretendem atuar. A distribuição das ofertas por localidade pode ser consultada aqui
As inscrições para o concurso da Prefeitura de Duque de Caxias são recebidas por meio do site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB (www.idib.org.br), banca que organiza a seleção. O valor da taxa é de R$ 60.

Sobre as provas do concurso da Prefeitura de Duque de Caxias 2018


Remarcada para 25 de março, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.
Os candidatos habilitados na primeira fase serão convocados, em período a ser definido, para avaliação de títulos e realização de um curso introdutório de formação inicial e continuada. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA DUQUE DE CAXIAS - AGENTE DE COMBATE A ENDEMIASAPOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA DUQUE DE CAXIAS - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
O concurso da Prefeitura de Duque de Caxias 2018 terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

O que vai cair na prova do concurso da Prefeitura de Duque de Caxias


Língua portuguesa - Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.
Matemática - Operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Sistema Métrico Decimal. Razão. Proporção. Regra de Três (Simples e Composta). Porcentagem. Equações do 1º Grau. Áreas de Figuras Planas. Tratamento da informação.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA DUQUE DE CAXIAS - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Conhecimentos específicos (agente comunitário de saúde) - Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos. Intersetorialidade: conceito e relevância para o trabalho no território. Ações Educativas: amamentação, prevenção de drogas, doenças crônicas, nutrição, planejamento familiar, educação sexual e prevenção de DST/AIDS. Controle Social: participação e mobilização social. Família: conceito, tipos e estruturas familiares. Saúde da Criança: cuidados ao recém-nascido, vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, programa bolsa família, orientações alimentares para a criança. Saúde do adolescente: vacinação, sexualidade, transtornos alimentares. Saúde do adulto: vacinação, hábitos alimentares saudáveis, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, saúde do homem, saúde da mulher e atenção ao idoso. Saúde mental: ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool e outras drogas. Violência familiar: violência contra a mulher, a criança, ao adolescente, ao idoso e a pessoas portadores de deficiência física ou mental, e suas prevenções. Saúde Bucal: cuidados na saúde bucal com criança, adolescente e adulto. Proliferação de vetores, pragas e animais peçonhentos: dengue, esquistossomose, toxicoplasmose, febre maculosa e raiva. Estratégia de Saúde da Família. Noções de Ética e Cidadania. Políticas de Saúde no Brasil – SUS: Princípios e Diretrizes.
Conhecimentos específicos (agente de combate a endemias) - Visita domiciliar. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário. Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente, saneamento básico e ambiental. Noções básicas de doenças como Leishmaniose Tegumentar, Dengue, Malária, Febre Amarela, Chikungunya, Zika vírus. Noções básicas sobre animais peçonhentos. Noções sobre controle de insetos e roedores e Zoonose. Noções básicas sobre controle de endemias. Uso de EPI's. Noções básicas sobre raiva. Noções básicas sobre coleta seletiva. Estratégia de Saúde da Família. Noções de Ética e Cidadania. Políticas de Saúde no Brasil – SUS: Princípios e Diretrizes.

Sobre Prefeitura Duque de Caxias

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.