Concurso em Feira de Santana/BA prorroga inscrições

Novo prazo para se candidatar no concurso da Prefeitura de Feira de Santana vai até 30 de abril. Seleção preencherá, ao todo, 300 vagas de professor, além de formar cadastro reserva

Patricia Lavezzo   Publicado em 26/04/2017, às 13h24

A Prefeitura de Feira de Santana, localizada no Estado da Bahia, prorrogou até 30 de abril as inscrições do concurso público que selecionará 300 profissionais para o cargo de professor regente de educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. O prazo inicial estava previsto para terminar no último dia 23. 

O contrato de trabalho será temporário, com duração de 12 meses, prorrogável uma única vez por igual período. 
Para ingressar na carreira é necessário ter nível superior em licenciatura em pedagogia. A carga horária de trabalho será de 20 horas semanais distribuída em horários matutino e/ou vespertino, conforme as necessidades da manutenção do funcionamento das escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana. A remuneração mensal será estabelecida em conformidade com a tabela de vencimentos da prefeitura.

Participação no concurso da Prefeitura de Feira de Santana


Para concorrer a uma das vagas é preciso preencher a ficha de cadastro, disponível no endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 40. 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por 30 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos pedagógicos. A data de aplicação do exame será divulgada no site da Prefeitura de Feira de Santana, a partir do dia 26 de abril. 
Segundo o edital, a nota final será o resultado definitivo da prova objetiva e, em caso de empate entre dois ou mais candidatos habilitados, será acrescentada a pontuação atribuída aos títulos.  

Atribuições do professor da Prefeitura de Feira de Santana


Elaborar o plano de aula, determinando a metodologia a ser seguida com base nos objetivos visados; selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado para facilitar o ensino aprendizado; ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos; elaborar e aplicar testes, provas e outros métodos usuais de avaliação; elaborar fichas cumulativas, boletins de controle e relatórios, apoiando-se na observação do comportamento e desempenho dos alunos; organizar e promover junto à classe, trabalhos complementares; aplicar aos alunos exercícios práticos complementares; registrar a matéria dada e os trabalhos efetivados, fazendo anotações no livro de frequência, para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do curso; executar outras atividades correlatas.

Conteúdo programático de conhecimentos pedagógicos


Currículo escolar; inclusão educacional - educação especial, educação para as relações etnicorraciais, educação do campo; procedimentos e práticas da educação infantil e do ensino fundamental; legislação educacional; avaliação da aprendizagem e avaliação de desempenho (índice de desenvolvimento da educação - Ideb, prova Brasil, provinha Brasil); planejamento pedagógico; projeto político pedagógico; fundamentos epistemológicos da educação.

Sobre Prefeitura Feira de Santana

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.