Concurso Prefeitura Fortaleza CE (Prefeitura de Fortaleza) será para 1.417 vagas de níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 20 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 01/03/2023, às 09h00 - Atualizado às 14h10
O novo concurso Prefeitura Fortaleza CE (Prefeitura de Fortaleza) já conta com banca organizadora definida para as vagas de guarda municipal. A escolhida é o Instituto Idecan, pelo critério de dispensa de licitação, de acordo com documento publicado no diário oficial do município da última terça-feira, 28 de fevereiro. Vale lembrar que a seleção já conta com comissão organizadora formada desde dezembro. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Ao todo, a prefeitura deve oferecer 1.417 oportunidades, sendo 1.000 para a carreira de guarda. Para os demais cargos, o nome da banca ainda deve ser anunciado. Uma vez definida a empresa para guardas, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve. Somente após este procedimento poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições.
Do total de vagas que serão oferecidas pela prefeitura, 1.128 serão para cargos com exigência de ensino médio e 289 para carreiras de nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 20 mil.
Ao todo, para nível médio a distribuição de vagas será a seguinte:
Para cargos de nível superior:
Além da seleção para as diversas secretarias, o concurso prefeitura Fortaleza CE também contará com oportunidades para a área fiscal. A seleção já conta, inclusive, com comissão formada, desde o último dia 13 de setembro. A oferta de vagas foi ratificada pelo prefeito.
Ao todo serão oferecidas 50 oportunidades para os cargos de analista de tesouro municipal e auditor do tesouro municipal. Neste caso, a distribuição de oportunidades ainda deverá ser confirmada.
Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior. Para auditor a exigência é de formação em qualquer área e para analista, em áreas específicas. As remunerações iniciais são de R$ 8.986,71 para analistas e R$ 13.377,28 para auditores.
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.