Concurso da Prefeitura Municipal de Garuva inscreve para os cargos de auxiliar e técnico de enfermagem
A
Prefeitura Municipal de Garuva, localizada no Estado de
Santa Catarina, está com
inscrições abertas de
concurso público para provimento de duas
vagas temporárias. Seleção também visa formar cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades.
Profissionais que possuem
curso técnico estão aptos às carreiras de auxiliar de enfermagem (1 vaga + CR) e técnico de enfermagem (1 + CR), cujos salários iniciais são de R$ 1.615,18 e 1.746,47, respectivamente.
O contrato de trabalho da
Prefeitura de Garuva será por tempo determinado, conforme necessidade da Secretaria Municipal de Saúde, podendo ser prorrogado por dois anos.
Participação no concurso
As
inscrições presenciais já estão abertas e serão aceitas até o dia 11 de outubro. O candidato deverá comparecer, das 8h às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Eugenio Avanci, 656 - Centro, munido de originais e cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 e fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos (em caso de filho incapaz, levar laudo médico).
A prova objetiva será aplicada na cidade de
Garuva no dia 18 de outubro. Com três horas de duração, ela será composta por 20 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa e 15 de conhecimentos específicos.
A validade do
concurso público é de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.
Atribuições dos cargos da Prefeitura de Garuva
Técnico de enfermagem - administração pública, direta, indireta, entidades e organizações populares dos municípios, em conformidade com SUS e conselhos profissionais visando auxiliar na promoção da melhoria do atendimento e da qualidade de vida da população. Prestar assistência sob orientação do médico ou enfermeiro, através de serviços técnicos de enfermagem, tratamentos, cuidados de conforto, higiene pessoal e outros, adaptando os pacientes ao ambiente hospitalar, bem como aos métodos terapêuticos aplicados a fim de proporcionar o bem-estar dos mesmos. Participar, planejar, orientar, supervisionar e executar programas, atividades, campanhas e outros, bem como motivar e desenvolver atitudes e hábitos sadios na população. Auxiliar os usuários nas questões de saúde, prestando serviços auxiliares de enfermagem, proporcionando-lhes alívio de dor, mal-estar e outros, de acordo com instruções recebidas, receitas médicas, orientando a população através de palestras, atendimentos individualizados e outros. Realizar outras atribuições compatíveis com sua formação profissional.
Auxiliar de enfermagem - participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.); realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.