Prefeitura de Giruá/RS: concurso reúne 31 vagas

Profissionais que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever no concurso da Prefeitura Municipal de Giruá, para o cargo de agente comunitário de saúde

Patricia Lavezzo   Publicado em 09/11/2016, às 14h10

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Giruá está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 31 vagas temporárias para o cargo de agente comunitário de saúde. O prazo de contrato é de 12 meses. 
Para ingressar na carreira é necessário ter concluído o ensino fundamental e residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.097,01 e a jornada de trabalho de 40h semanais. 

Participação no concurso


Inscrições no concurso da Prefeitura de Giruá serão aceitas até o dia 14 de novembro. Interessados devem efetuar o cadastro no centro administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Borges de Medeiros, nº 100, das 8h às 14h. No ato da inscrição é necessário apresentar comprovante de endereço, carteira de identidade e CPF. 
O concurso será constituído de duas etapas: prova objetiva e avaliação de títulos. O exame objetivo, composto por 20 questões de múltipla escolha, será aplicado no dia 21 de novembro, com início às 10h. 

Atribuições do cargo da Prefeitura de Giruá


O agente comunitário de saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. São consideradas atividades do cargo, na sua área de atuação: a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Sobre Prefeitura Giruá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.