Concurso da Prefeitura de Goianésia selecionará professores para três áreas. Salários iniciais são de R$ 1,9 mil. Presenciais, inscrições vão até 30 de junho
Samuel Peressin Publicado em 27/06/2017, às 11h03
APrefeitura de Goianésia, em Goiás, recebe até 30 de junho as inscrições para o processo seletivo destinado a contratar professores temporários para 83 vagas, sendo três reservadas a pessoas com deficiência.
Há ofertas para profissional do magistério (28 postos), profissional do magistério - apoio a alunos com necessidades especiais (45) e profissional do magistério - intérprete de libras (10).
Os vencimentos oferecidos no concurso da Prefeitura de Goianésia são de R$ 1.946,59. As carreiras têm como exigência graduação em pedagogia, exceto para intérprete de libras, que requer formação específica de nível médio ou superior.
Os interessados em participar do concurso da Prefeitura de Goianésia devem preencher formulário de cadastro disponível na internet (www.goianesia.go.gov.br/index.php/servicos/pubicacoes-editais) e depois protocolá-lo na Secretaria Municipal de Educação (rua 12, 324, Setor Central), das 7h às 17h. Não há cobrança de taxa de participação.
Todos os candidatos farão prova objetiva, em 9 de julho, e análise de títulos, em 17 e 18 de julho. A avaliação escrita terá 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.
A seleção prevê, ainda, teste prático para intérprete de libras, em 20 e 21 de julho, e entrevista para profissional do magistério - apoio a alunos com necessidades especiais, em 19 e 20 de julho.
O concurso da Prefeitura de Goianésia terá validade de quatro anos, conforme estabelece o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.
Ministrar aulas, atividades pedagógicas planejadas, propiciando aprendizagens significativas para os alunos; Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência; Seguir a proposta Político Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Goianésia, respeitada as peculiaridades da Unidade Educativa, integrando se à ação pedagógica, como coparticipe na elaboração e execução do mesmo; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação; Realizar os planejamentos, registros e relatórios solicitados; Participar ativamente do processo de integração da escola–família–comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem. Realizar outras atividades correlatas com a função.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Com sede em Goiânia, capital de Goiás, o Instituto Itame atua na organização de concursos e também oferece consultoria na área pública municipal. A banca pode ser contatada pelo telefone (62) 3637-9990.