Concurso Prefeitura Goiânia GO: edital para 1.621 vagas nesta quinta (20)

O concurso Prefeitura Goiânia GO contará com oportunidades para diversos cargos, em todos os níveis de escolaridade

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 19/02/2020, às 11h14 - Atualizado às 14h45

Google Maps

O concurso Prefeitura de Goiânia GO, em Goiás, deve ter seu edital de abertura de inscrições publicado já nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. A seleção contará com nada menos do que 1.621 vagas, distribuídas por diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade. A seleção foi anunciada na última terça-feira, dia 18, pelo prefeito Iris Rezende, no salão do Paço, durante evento para a assinatura do contrato com a banca, que será a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os interessados em ingressar no quadro de pessoal da prefeitura deve ficar atento.

O concurso será para oportunidades em diversas secretarias, como Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Educação (SME), Saúde (SMS) e guarda civil metropolitana.
De acordo com o secretário de administração (Semad), Agenor Mariano, o concurso é uma necessidade da prefeitura, que passou por ajustes financeiros nos últimos anos e agora tem condições de realizar a seleção. “As secretarias com mais vagas neste certame serão educação, saúde e assistência social, além da guarda civil metropolitana”, disse. “A prioridade é para aquelas funções que lidam com atendimento direto à população de Goiânia”, disse. “Antes, apenas quem era da elite assumia funções no serviço público. O sistema evoluiu e hoje as pessoas motivadas e que estudam, principalmente os jovens, podem competir de igual para igual. Senti as injustiças do passado e vejo hoje grandes avanços na área. Vamos enriquecer Goiânia com servidores capacitados”, disse o prefeito Iris Rezende.

Somente para a área de assistência social, no concurso Prefeitura Goiânia GO serão oferecidas 505 vagas efetivas, enquanto para cargos na área de saúde serão 673 postos. Para a educação, o edital deve contar com aproximadamente 800 oportunidades.

No caso de assistência social este deverá ser o primeiro concurso realizado. Até então, a pasta havia contratado pessoal apenas em caráter temporário. Entre os cargos oferecidos deverão existir opções para psicólogo, assistente social, nutricionista e entrevistador.

Segundo o secretário de administração, o resultado final do concurso deverá ser homologado até junho, permitindo o início da convocação dos aprovados antes do período eleitoral, tendo em vista que a lei proíbe contratações, em período eleitoral, três meses antes e três meses depois do pleito, em concursos homologados após três meses antes do primeiro turno das eleições.

 

concursos concursos go (goiás) concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso IBGE: órgão confirma novo prazo para 208.695 vagas
Concurso TJ GO: assinado contrato com banca para 43 vagas de juiz
Concurso Saneago GO: contratada banca para novo edital
Concurso Banco do Brasil: novo edital pode ser publicado em março
Concurso Prefeitura Goiás GO: novo edital em breve para 824 vagas

Sobre Prefeitura de Goiânia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.