Ofertas do edital estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de saúde I endemias e epidemiologia. Inscrições serão recebidas entre 16 e 27 de janeiro
Patricia Lavezzo Publicado em 14/01/2019, às 15h35
Serão abertas no dia 16 de janeiro de 2019 as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Gonzaga, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 19 vagas temporárias, sendo três reservadas a pessoas com deficiência.
Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções públicas de agente comunitário de saúde (16 vagas) e agente de saúde I endemias e epidemiologia (3). O primeiro cargo ainda exige que o participante resida na área em que irá atuar desde a data de publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.115,40 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de janeiro de 2019, através do site da banca organizadora do certame, que é a Máxima Auditores (www.maximaauditores.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 50.
A seleção será constituída de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português (peso 2), dez de noções de informática (peso 2) e 20 de conhecimentos específicos (peso 3).
O exame será aplicado no dia 10 de fevereiro de 2019, com início às 9h, na Escola Municipal Professora Esmeralda, situada na Rua José Cirilo Medeiros, nº 5, Centro de Gonzaga/MG.
Agente comunitário de saúde - o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
Agente de saúde I endemias e epidemiologia - desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde; realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica; identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável; divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas; realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças; entre outras tarefas.