Oportunidades no concurso da Prefeitura de Governador Celso Ramos estão distribuídas entre carreiras destinadas a profissionais de todos os níveis escolares. Inscrições entre 4 de abril e 4 de maio
Samuel Peressin Publicado em 03/04/2017, às 14h55
A Prefeitura de Governador Celso Ramos, no litoral de Santa Catarina, abriu cinco editais de concurso com um total de 359 vagas, entre cargos efetivos e temporários. Do total de chances, 20 são destinadas a pessoas com deficiência.
As oportunidades estão divididas entre diversas áreas de formação, com remunerações de até R$ 1.576 para cargos de nível fundamental, R$ 1.500 de médio/técnico e R$ 10.000 de superior.
Quem é alfabetizado pode se inscrever para os empregos de operador de equipamento (4 postos) e operador de máquina (1).
As funções de auxiliar de manutenção e conservação (30), auxiliar administrativo (7), auxiliar de serviços gerais (98), coveiro (6), gari (12), inseminador (1), motorista (22), motorista de transporte de passageiros/cargas (23), operador de equipamento (8), pedreiro (11), auxiliar de operações - ajudante de encanador (4), encanador (1), leiturista (2), motorista - Samae (1), agente comunitário de saúde (18) e escriturário (2) são destinadas a candidatos com ensino fundamental incompleto e, em alguns casos, completo.
Em nível médio há ofertas no concurso da Prefeitura de Governador Celso Ramos para agente administrativo II (7), agente de vigilância sanitária (1), agente administrativo II (7), assistente bibliotecário (1), assistente de licitação e contratos (2), fiscal de obras e serviços urbanos (2), fiscal de tributos (2), orientador social (2), auxiliar de gabinete dentário (2), assistente técnico (1) e auxiliar técnico (1).
Além de ensino médio, as carreiras de fiscal do meio ambiente (2), técnico em agrimensura (2), técnico em edificações (2), técnico em informática (2), técnico em enfermagem (16), técnico em contabilidade (1) e técnico em saneamento (2) cobram formação técnica.
Profissionais com curso superior encontram opções no concurso da Prefeitura de Governador Celso Ramos como advogado (2), arquiteto (1), assistente social (3), auditor fiscal (2), bibliotecário (1), biólogo (1), bioquímico (2), contador (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), engenheiro químico (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (4), gestor ambiental (1), jornalista (1), nutricionista (4), psicólogo (8), veterinário (1), assistente social – Nasf (1), enfermeiro (1), fonoaudiólogo (1), médico (5), odontólogo (5), psicólogo (1), advogado - Samae (1), técnico administrativo (1) e técnico em atividades hidrogáficas (1).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.