Graça/CE inscreve para concurso com 19 vagas

Concurso da Prefeitura de Graça selecionará para carreiras de diretor escolar e coordenador pedagógico. Período de inscrições termina em 18 de janeiro

Samuel Peressin   Publicado em 16/01/2018, às 15h44

A Prefeitura de Graça, localizada no Estado do Ceará, encerra em 18 de janeiro as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher nove vagas temporárias de diretor escolar e dez de coordenador pedagógico.
As carreiras admitem profissionais com licenciatura em qualquer área, experiência mínima de três anos no magistério e pós-graduação (completa ou cursando) em gestão ou administração escolar.
De acordo com o edital, a remuneração corresponderá ao piso nacional vigente - exceto para profissionais que possuem vínculo efetivo com a rede municipal de ensino, que terão o salário baseado no plano de cargos e carreiras do magistério.
Com taxa de R$ 150, as inscrições para oconcurso da Prefeitura de Graça devem ser realizadas pelo site da banca Consulpam, no endereço: www.consulpam.com.br

Sobre as provas do concurso da Prefeitura de Graça


Em 4 de fevereiro, os candidatos farão prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação educacional e conhecimentos didáticos e específicos. 
O concurso da Prefeitura de Graça inclui ainda: apresentação de plano de gestão, em 11 de março, e entrevista, prevista para o dia 18 do mesmo mês.

Concurso Prefeitura Graça: atribuições do diretor escolar


Gerenciar com responsabilidade e ética os recursos financeiros e humanos, os orçamentos, calendários e materiais da escola. Supervisionar o cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções, ser exigente no cumprimento de prazos. Supervisionar e orientar o trabalho pedagógico. Valorizar a qualidade do ensino e o projeto pedagógico da escola. Preocupar-se com a gestão democrática e assegurar a participação da comunidade na escola. Incentivar iniciativas inovadoras. Elaborar planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola. Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções.

Atribuições do coordenador pedagógico no concurso da Prefeitura de Graça


Introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos e, ainda, como articulador, oferecer condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares, em função de sua realidade. Como formador, oferecer condições ao professor para que se aprofunde em sua área específica ou área na qual leciona, conforme necessidade da escola. Ser um agente transformador, ajudando o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática. Acompanhar e ajudar no planejamento diário do professor, supervisionando atividades no que se refere ao: preenchimento de diários escolares, elaboração de testes, provas, simulados e demais avaliações, incentivar o desenvolvimento de projetos voltados para leitura e escrita.

Sobre Prefeitura Graça

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.