Concurso de Guararapes/SP: inscrições já estão abertas

Oportunidade no concurso da Prefeitura Municipal de Guararapes é de oito vagas imediatas, para cargos que exigem os níveis fundamental incompleto, médio e superior

Patricia Lavezzo   Publicado em 17/10/2016, às 10h00

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Guararapes, localizada no Estado de São Paulo. Oportunidade é de oito vagas imediatas para o seu quadro de pessoal. 
Profissionais que possuem o ensino fundamental incompleto podem se inscrever para as funções de ajudante de serviços diversos (2 vagas) e agente de vigilância (1), cujos salários iniciais são de R$ 1.125,01 e R$ 1.223,33, respectivamente. 
Quem tem o ensino médio está apto às carreiras de escriturário (1), com ganho de R$ 1.824,25, e auxiliar de desenvolvimento educacional (1), cujo vencimento é de R$ 1.125,01.
Já para os cargos de professor de desenvolvimento infantil (1) e professor de educação infantil (1) a exigência no concurso da Prefeitura de Guararapes é de ensino médio na modalidade magistério ou nível superior. O inicial chega a R$ 1.824,25. 
Nível superior é requisito para o posto de coordenador de creche (1), cuja remuneração é de R$ 3.794,41.

Processo seletivo da Prefeitura de Guararapes


Aqueles que pretendem participar do concurso da Prefeitura de Guararapes devem preencher a ficha de cadastro, disponível no endereço eletrônico da Consesp (www.consesp.com.br) até o dia 30 de outubro. 
Haverá, ainda, uma taxa de inscrição, nos valores de R$ 30 para ensino fundamental, R$ 35 para nível médio e R$ 45 para formação superior. 
A prova objetiva, composta por 40 questões de múltipla escolha, será aplicada no dia 4 de dezembro. O cartão de convocação será disponibilizado no site da organizadora com antecedência mínima de três dias. 
A etapa final do concurso público da Prefeitura de Guararapes será a avaliação de títulos, exclusiva para as profissões de professores.

Atribuições dos cargos


Auxiliar de desenvolvimento educacional - executa tarefas de cuidado de crianças de zero a cinco anos e auxilia o docente nas atividades pedagógicas. Registra a frequência diária das crianças e encaminha à pessoa responsável se necessário; garantir às crianças que estão iniciando, bem como aos seus responsáveis, um período de adaptação e o acolhimento na instituição; receber diariamente os alunos na sala e acompanhá-los na saída da instituição proporcionando um ambiente acolhedor e afetivo durante sua permanência; acompanhar os alunos nas atividades recreativas; intervir em situações de risco para o aluno; organizar as refeições e alimentar os alunos; auxiliar e orientar os alunos na colocação de roupas; trocar fraldas e roupas em geral; acompanhar momento do sono; banhar alunos; prestar primeiros socorros; preparar o ambiente para atividades; executar tarefas correlatas.
Agente de vigilância - atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS, desenvolvendo ainda ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; executa ações de controle de doenças/agravo interagindo com os agentes comunitários de saúde e equipe de atenção básica; identifica casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminha os pacientes para a unidade de saúde de referência, comunicando o fato ao responsável pela unidade de saúde; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e/ou coleta de reservatórios de doenças; entre outras atividades.
Ajudante de serviços diversos - trabalhos e atividades rotineiras em geral, zeladoria, ajardinamento e manutenção predial. Desenvolver atividades de apoio em diversas áreas. Executar tarefas de zeladoria, limpeza em geral, varrer espanar, lavar, encerar e lustrar as dependências, utensílios e instalações diversas; mantendo-lhe as condições de higiene e conservação de cantinas, copas, cozinhas e afins. Faz a limpeza de ruas, parques, bosques, jardins e outros logradouros públicos, fazendo a coleta do material. Executa outras tarefas como escavar valas e fechar valas; transportar materiais, faz carga e descarga de mercadorias, auxilia os pedreiros nas obras da prefeitura, e exerce outras atividades correlatas.
Coordenador de creche - coordenação dos trabalhos dentro das creches municipais. Coordenar o trabalho pedagógico da instituição de acordo com os pressupostos educacionais; desenvolver um trabalho articulado com outros setores educativos; promover, planejar e coordenar reuniões com professores, de acordo com a proposta de trabalho da instituição; responder pelo trabalho pedagógico desenvolvido no decorrer do processo educativo; desenvolver atividades administrativas, tais como: controle e registro de frequência, arquivamento de documentos em geral, prestação de informações, organização e atualização de instrumentos; elaborar, organizar e encaminhar pedidos de compra de materiais para a divisão de ensino; participar da elaboração e desenvolvimento da proposta pedagógica da educação infantil-creche; supervisionar as ações realizadas junto às crianças pelos professores; elaborar, organizar e executar as HTPCs com os professores das respectivas unidades; participar e organizar as reuniões de pais e eventos; encaminhar a criança para atendimento pela equipe multidisciplinar; atribuir turmas e períodos aos professores da unidade de trabalho, respeitando o acúmulo dos professores efetivos da rede municipal; coordenação do trabalho dentro das creches municipais.
Escriturário - responsável pela execução de tarefas simples e de pouca complexidade, nas diversas unidades administrativas, como, registro, controle e arquivo de documentos e digitação. Auxilia na execução de tarefas administrativas, redigi, sob supervisão, ofícios, ordens de serviços e/outros: executa trabalhos de digitação e datilografia; preenche fichas, formulários, mapas e/ou outros, encaminhando aos órgãos específicos; participa do controle de requisição do material de escritório, providenciando os formulários de solicitação e acompanhando o recebimento, para manter o nível de material necessário a unidade de trabalho; desempenham outras tarefas que, por suas característica, se incluam na sua esfera de competência.
Professor de desenvolvimento infantil - observação, orientação e cuidado das necessidades físicas, psicológicas e emocionais e desenvolvimento de atividades pedagógicas de crianças de zero a cinco anos; cuidar e educar crianças de zero a cinco anos nas escolas municipais de educação infantil, proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal; auxiliar as crianças na alimentação; promover horário pra repouso, garantir a segurança das crianças na instituição; observar a saúde e o bem-estar das crianças prestando os primeiros socorros; comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia; levar ao conhecimento da direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade; apurar frequência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis; organizar registros de observações das crianças; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional, participar de atividades extraclasses; participar de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino. 
Professor de educação infantil - desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de crianças de três a cinco anos e 11 meses; desenvolver tarefas educativas, documentais, instrumentais e/ou campo que digam respeito à segurança,, formação de hábito, aprendizagem social e desenvolvimento cultural das crianças nas diferentes faixas etárias; selecionar, adaptar, confeccionar o material didático a ser utilizado, de acordo com a faixa etária e mediante o plano de aula do professor; organizar serviços de coleta de informações de dados para vários fins, dentro da área, com famílias e a comunidade; elaborar relatórios de atividades para acompanhamento das crianças e orientações das famílias; participar e elaborar a proposta pedagógica; elaborar e executar planos de ensino conforme orientações da divisão de ensino; responsabilizar-se pela conservação de materiais pedagógicos utilizados nas atividades educativas; participar das HTPcs; zelar pela integridade física, psíquica da criança e outros sem submetê-las à humilhação; estabelecer laços de comunicação de ordem afetiva com as crianças e seus familiares, bem como os colegas da equipe de trabalho; cooperar com os professores e demais funcionários para o bom desenvolvimento do trabalho; zelar pela manutenção do patrimônio da unidade, bem como a organização dos espaços/ambientes; ser ético, evitando conversas que não sejam de ordem profissional, bem como comentários inadequados ao bom relacionamento da equipe.

Sobre Prefeitura de Guararapes

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.