Guaratinguetá/SP contrata banca de concurso para saúde

Concurso da Prefeitura de Guaratinguetá terá oportunidades para o cargo médico. Exigência de nível superior completo, sendo que os salários ainda não foram informados

Camila Diodato   Publicado em 05/12/2016, às 11h26

A Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, localizada no interior de São Paulo e a 177 km de distância da capital paulista, já assinou o contrato de prestação de serviços com a banca organizadora do seu próximo concurso público para a área da saúde.
Por meio de pregão presencial, o órgão escolheu o Instituto Excelência para ser a empresa organizadora. Agora, com a formalização do contrato, o certame deve ser divulgado em breve, pois ambas as partes devem estar em processo de elaboração do cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.
Ao todo, o edital do concurso da Prefeitura de Guaratinguetá terá 28 vagas, sendo 14 para o cargo de médico clínico geral, oito para médico pediatra, cinco para médico cirurgião geral e uma para médico do trabalho.
Para concorrer a uma das oportunidades contempladas será necessário possuir formação superior completa e especialização na respectiva área. Os salários iniciais não foram revelados.
Todos os candidatos do concurso da Prefeitura de Guaratinguetá passarão por provas objetivas com questões de múltipla escolha, cujo conteúdo programático não foi divulgado pelo órgão municipal.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.