Com prazo para registro de candidaturas até 30 de abril, concurso da Prefeitura de Guariba preencherá postos em cargos de níveis fundamental, médio e superior
Samuel Peressin Publicado em 24/04/2018, às 09h47
No interior de São Paulo, a Prefeitura de Guariba recebe até 30 de abril as inscrições para o concurso público que disponibiliza 20 vagas com salários entre R$ 1.503,15 e R$ 4.879,89.
Profissionais que possuem nível fundamental têm opções como motorista socorrista (1), eletricista (1), encanador (1), pedreiro (1), operador de máquinas (1).
Ensino médio é requisito para agente de combate a endemias (1), agente de fiscalização (1), auxiliar de seção (1), auxiliar de saúde bucal (1), fiscal de tributos e rendas (1), inspetor de alunos (1), vigia patrimonial (1) e técnico de farmácia (1), função que também cobra formação técnica.
Em nível superior há chances para dentista (1), contador (1), enfermeiro (1), médico vascular/angiologista (1), médico ginecologista/obstetra (1), médico urologista (1) e médico clínico geral (1).
Com taxas entre R$ 25 e R$ 55, as inscrições devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.sawabonaconcursos.com.br.
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 3 de junho, de títulos (vagas de nível superior), na mesma data, e prática (motorista, eletricista, encanador, pedreiro e operador de máquinas), em 10 de junho.
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Guariba terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Executa serviços de digitação, preenchimento de guias, notificações, formulários e fichas, para atender as rotinas administrativas. Recebe e expede documentos diversos, anotando em livros apropriados, para manter o controle de sua tramitação. Atende e efetua chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados e dados de rotina, para obter ou fornecer informações. Organiza e mantém atualizado o arquivo de documentos da unidade, classificando-os por assunto, código ou ordem alfanumérica, para facilitar a localização quando necessário. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.