Oportunidades em disputa no concurso da Prefeitura de Ibaté estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições vão até 4 de maio
Samuel Peressin Publicado em 16/04/2018, às 11h03
No interior de São Paulo, a Prefeitura de Ibaté abriu concurso público para contratação de 26 servidores. As inscrições começaram nesta segunda-feira (16) e vão até 4 de maio.
Nível fundamental habilita para as funções de auxiliar de farmácia (1 posto e salário de R$ 1.048,11), eletricista (1 - R$ 1.139,83), encanador (1 - R$ 1.175,85) e pedreiro (1 - R$ 1.319,52).
Com ensino médio é possível disputar os cargos de auxiliar administrativo (1 - R$ 1.319,52), educador social (1 - R$ 1.175,85), auxiliar de enfermagem (3 - R$ 1.048,11) e técnico em radiologia (1 - R$ 1.175,85) - os dois últimos também exigem formação técnica.
A PubliConsult, empresa responsável pela organização do processo seletivo, recebe as inscrições por meio do site www.publiconsult.com.br. Para vagas de níveis fundamental, médio e superior, as taxas custam, respectivamente, R$ 20, R$ 30 e R$ 50.
A seleção prevê apenas prova objetiva, marcada para 27 de maio. Com duração de três horas, a avaliação cobrará a resolução de 40 perguntas de múltipla escolha.
O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática, atualidades, informática, legislação de saúde pública e conhecimentos gerais e específicos, variando as disciplinas de acordo com a vaga.
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Ibatéterá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Executar atividades simples em farmácias, estocando e manipulando produtos já preparados; manter o estoque atualizado e acompanhando os prazos de validade dos medicamentos e materiais e outras atividades correlatas determinadas pelo superior imediato. - zelar pela limpeza das prateleiras, balcões e outras áreas de trabalho; - atender os pacientes, verificando receitas e entregando produtos; - controlar estoque e requisitar reposições; - fornecer dados sobre o estoque o prazo de validade de medicamentos e materiais; - auxiliar o farmacêutico na manipulação de fórmulas, - Aviamento de prescrições de medicamentos e insumos: atendimento dos pacientes que inclui procedimentos da entrevista inicial, lançamento de dados, dispensação e orientações sobre o uso correto dos medicamentos; - Utilização de programas informatizados de controle de estoque de medicamentos e insumos, e programas informatizados relacionados às atividades desenvolvidas pelo serviço de farmácia (digitação, impressão, elaboração de relatórios, entre outros); - Auxiliar o farmacêutico no serviço de recebimento, armazenagem, transporte e distribuição de medicamentos e insumos que requeiram condições especiais de conservação, em conformidade com a legislação vigente. - Auxiliar o farmacêutico nas atividades administrativas, efetuar levantamento do estoque bem como processar contagem do inventário físico, auxiliar na digitação e controle de medicamentos; - Cumprir com as normas, instruções, ordens e rotinas de serviço da instituição; - executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.