A cidade de Ibaiti, no estado do Paraná, lançou concurso público com oportunidade para pessoas de nível fundamental de escolaridade
Da Redação/SP Publicado em 26/05/2017, às 15h57
A Câmara Municipal de Ibaiti, no Paraná, está com concurso público aberto. O processo seletivo tem como intuito o preenchimento de uma vaga disponível para o cargo de auxiliar de serviços gerais.
Para se candidatar, é necessário possuir ensino fundamental completo. O salário inicial é de R$ 1.199,41 e a jornada de trabalho de 40 horas por semana.
As inscrições para o concurso da Câmara de Ibaiti abrem na próxima quinta-feira (1) e serão recebidas pela internet. Os interessados devem acessar o site www.fauel.org.br e preencher formulário eletrônico até às 17h do dia 16 de junho. O valor da taxa de participação é de R$ 60.
Os candidatos executarão uma prova objetiva, composta por 30 questões de múltipla escolha. A avaliação será aplicada no dia 16 de julho e terá tempo de duração máximo de quatro horas.
Os resultados e demais informações a respeito do concurso público da Câmara de Ibaiti serão publicados nos endereços eletrônicos www.fauel.org.br, www.camaraibaiti.pr.gov.br e www.ibaiti.pr.gov.br/diario_oficial/.
Auxiliar de serviços gerais - Remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos; efetuar a limpeza de escadas, pisos, passadeiras, tapetes, mesas, cadeiras, maquinários, cinzeiros, cortinas, quadros, objetos de adorno; arrumar banheiros e toaletes, limpando-os com água e sabão detergentes e desinfetantes e reabastecendo-os de papel sanitário, toalhas e sabonetes; coletar o lixo dos depósitos; fazer café, chá ou lanches a critério da Mesa Diretiva e Oficial Administrativo; efetuar as compras dos materiais à execução dos serviços, quando solicitado; verificar ao final do expediente se as janelas e portas estão fechadas, luzes apagadas e torneiras fechadas; zelar pela conservação dos equipamentos, ferramentas e máquinas utilizadas, observando as normas de segurança e conservação; zelar pela conservação e limpeza da área externa e materiais sob sua guarda.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Instituição sem fins lucrativos, a Fundação de Apoio à Unespar – Campus de Paranavaí atua na organização de concursos públicos, além de desenvolver atividades na área de educação superior, pós-graduação, capacitação docente e construção de projetos educacionais.