Processo seletivo da Prefeitura Municipal de Iranduba visa à contratação temporária de professores. Inscrições serão recebidas entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro
Patricia Lavezzo Publicado em 16/02/2018, às 10h28
Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas o edital de abertura das inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Iranduba. A seleção visa o preenchimento de 259 vagas temporárias de professores de diversas áreas, além de formação de cadastro reserva de eventuais oportunidades.
O edital especifica que as contratações ocorrerão no período de março a agosto de 2018, de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Educação e à medida que surgirem vagas.
Para participar é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 1.357,20 para carga horária semanal de 20 horas.
As inscrições presenciais ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, de 8h às 14 h, na Escola Municipal Segundo Ebling, localizada na Avenida Rio Madeira, s/n, Centro. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição que será fornecida no local e apresentar os documentos exigidos no edital.
O processo seletivo da Prefeitura de Iranduba será constituído de uma única etapa: análise de títulos e documentação, de caráter eliminatório e classificatório. Serão aceitos os seguintes documentos: curso de formação na área de educação especial; pós-graduação; mestrado; doutorado; e tempo de serviço em estabelecimentos federais, estaduais, municipais ou particulares em cargos e/ou funções na área pretendida.
Os candidatos habilitados com pontuação igual ou superior a cinco pontos serão classificados em ordem decrescente da pontuação final, de acordo com o número de vagas e de área de atuação concorrida.
Os candidatos não eliminados, excedentes às vagas constantes no edital, serão mantidos em cadastro de reserva, no quantitativo de 100 vagas e, poderão ser convocados para contratação mediante a disponibilidade de vagas que surgirem, durante o prazo de validade do processo seletivo da Prefeitura de Iranduba (de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.