Todas as ofertas do edital são destinadas ao cargo de educador de creche, cujo salário é de R$ 1 mil. Inscrições serão recebidas entre 5 e 14 de outubro
Patricia Lavezzo Publicado em 04/10/2018, às 14h41
No litoral sul do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, divulgou o edital de abertura das inscrições do processo seletivo público para contratação temporária de 55 profissionais para a função de educador de creche.
Candidatos interessados em disputar uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 1.062 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além do vencimento, a prefeitura ainda oferece para os seus servidores o benefício de vale-transporte.
Entre as atribuições do posto, estão: auxiliar o professor de creche; orientar a criança nas suas necessidades fisiológicas e nos cuidados com a higiene pessoal e coletiva, auxiliando o desenvolvimento de hábitos de higiene e postura pessoal; prestar primeiros socorros quando necessário; dinamizar as atividades propostas nas unidades de educação infantil, visando a educação e construção do conhecimento das crianças de zero a três anos de idade; auxiliar no desenvolvimento de atividades sócio-recreativas e pedagógicas que favoreçam o crescimento individual da criança em todas as áreas do conhecimento; estimular a participação da criança nas atividades propostas, respeitando a individualidade de cada uma; manter a organização e a disciplina no desenvolvimento das atividades; participar de cursos, atividades e programas de formação profissional, quando convocado ou convidado; executar outras atividades correlatas determinadas pelo superior imediato.
As inscrições serão recebidas entre os dias 5 e 14 de outubro, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, nº 1.131, Centro de Itanhaém, ou através do site www.itanhaem.sp.gov.br.
Para participar, o candidato deverá, obrigatoriamente, doar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e café) que serão direcionados ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém. Nos casos de inscrição efetuada via internet, a doação poderá ser entregue ao fiscal de sala no dia da prova.
O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 20 questões do tipo múltipla escolha sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.
A avaliação será aplicada na cidade de Itanhaém/SP no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 17 desse mesmo mês.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.