Ofertas no concurso da Prefeitura Municipal de Itauçu são destinadas ao cargo de coletor de lixo e entulho. Inscrições serão recebidas entre os dias 25 de outubro e 17 de novembro
Patricia Lavezzo Publicado em 13/10/2017, às 14h55
A Prefeitura Municipal de Itauçu, situada no Estado de Goiás, publicou um novo edital de concurso público. A seleção visa o preenchimento de 48 vagas para o cargo de coletor de lixo e entulho, sendo 12 imediatas e 36 para formação de cadastro reserva.
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir o ensino fundamental incompleto. O salário inicial é de R$ 937 para carga horária semanal de 44 horas.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 25 de outubro a 17 de novembro. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico www.itame.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 50.
O concurso da Prefeitura de Itauçu será constituído de duas etapas: teste de capacidade física e prova objetiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova de capacidade física será realizada no dia 17 de dezembro. Ela busca aferir a capacidade mínima necessária para o desempenho das atividades práticas exigidas para a função.
Já a avaliação objetiva será aplicada no dia 6 de janeiro de 2018. Ela será composta por 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 10 de matemática.
Coletor de lixo e entulho - executar tarefas manuais simples e rotineiras, que exigem principalmente esforço físico. Seguir roteiro estabelecido, respeitando o cronograma das atividades diárias, para facilitar o trabalho e evitar o acúmulo de lixo. Prestar atenção ao trânsito, observando-se o tráfego de carros, motos e bicicletas, para evitar acidentes, sinalizando as vias. Prestar atenção em animais domésticos, evitando principalmente o ataque de cães, para prevenção de acidentes. Evitar a reciclagem e triagem durante o percurso para evitar atraso na coleta de lixo e entulho. Desocupar latas ou lixeiras, descarregando o lixo e o entulho no caminhão para melhor organização da coleta. Pegar várias sacolas de lixo, ao mesmo tempo, usando as duas mãos, para agilizar o trabalho da equipe. Jogar o lixo no caminhão, atirando com rapidez sacos e sacolas na caçamba, para agilizar o trabalho de equipe e atender o horário estabelecido. Correr constantemente indo, vindo e seguindo o caminhão, para acompanhar a sua velocidade e evitar tumultos no trânsito. Carregar tambores de lixo juntamente com o parceiro, para facilitar o trabalho de jogar o seu conteúdo no caminhão. Executar outras tarefas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Com sede em Goiânia, capital de Goiás, o Instituto Itame atua na organização de concursos e também oferece consultoria na área pública municipal. A banca pode ser contatada pelo telefone (62) 3637-9990.