Concurso da Prefeitura de Jaraguá do Sul recebe inscrições até 3 de setembro. Edital reúne ofertas em cargos de níveis médio e superior
Samuel Peressin Publicado em 06/08/2018, às 15h48
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, abriu processo seletivo destinado a preencher 22 vagas temporárias em cargos na área da educação. Os salários variam de R$ 2.079,52 a R$ 3.327,25.
Há ofertas de nível médio para auxiliar de biblioteca (1 posto), auxiliar de sala (1), secretário de unidade escolar (1), técnico em enfermagem (1) e tradutor e intérprete de Libras (1).
Com curso superior é possível concorrer como administrador escolar (1), coordenador pedagógico (1), pedagogo - atendimento educacional especializado (1), pedagogo - sala de atendimento pedagógico (1) e professor nas áreas de educação infantil (1), ensino fundamental - anos iniciais (1), arte (1), arte/música (1), ciências (1), educação física (1), ensino religioso (1), geografia (1), história (1), inglês (1), matemática (1), português (1) e Libras (1).
O prazo para inscrições termina às 17h de 3 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro pelo site https://sociesc.selecao.net.br. As taxas custam R$ 45 (ensino médio) e R$ 55 (superior).
A seleção envolverá duas etapas: prova objetiva (todos os cargos), prevista para 30 de setembro, e avaliação prática (tradutor e intérprete de Libras e professor de Libras), em data a ser definida.
O concurso da Prefeitura de Jaraguá do Sulterá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.
Possibilitar o acesso dos interessados aos serviços de biblioteca disponibilizados pela escola e empréstimos de livros efetuando o cadastro do leitor. Realizar o controle e organização do acervo, respondendo pelo patrimônio que está sob sua responsabilidade; organizando o acervo de livros, periódicos e mídia de acordo com as normas técnicas universais; realizando o inventário do acervo, através do levantamento de todos os materiais do acervo no sistema de gerenciamento, averiguação de destinação de materiais não localizados; registrando no sistema os empréstimos realizados, renovações e devoluções; realizando levantamento dos materiais em atraso e tomando providências para sua devolução; recebendo, selecionando, higienizando e inserindo no acervo materiais doados; atualizando os fichários da Biblioteca, completando-os e ordenando as fichas de consulta; conferindo os livros devolvidos, repondo-os na estante; organizando diariamente as estantes. Orientar leitores com relação ao uso do sistema, acervo, leituras disponíveis, busca do material que deseja, e ainda quanto ao comportamento, uso e preservação dos livros, equipamentos e ambiente. Prezar pela conservação dos livros, orientando leitores quanto à utilização, fixando cartazes de conscientização, auxiliando na restauração do acervo e/ou encaminhando para serviço especializado a fim de mantê-lo disponível à consulta em boas condições de uso. Entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.