Prefeitura de Juiz de Fora/MG pretende abrir concurso

Já foi instituída a comissão que ficará responsável pelo concurso da Prefeitura de Juiz de Fora, que terá oportunidades para o quadro do magistério

Camila Diodato   Publicado em 19/09/2016, às 11h45

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, do dia 15 de setembro, que a Prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, instituiu a comissão que ficará com a responsabilidade de realizar os estudos preliminares de novo concurso público para o quadro de magistério.
No documento feito pelo prefeito Bruno Siqueira, os membros do grupo são o técnico de nível superior André Luiz da Fonseca; a assistente de administração Raquel Engelender Neves; a coordenadora pedagógica Andréa Borges de Medeiros; e a professora regente Cláudia Márcia Barcellos Trindade.
Em breve devem ser revelados mais detalhes do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora com vagas para professor. Ainda não foi informada a previsão para o lançamento do edital.

Último concurso Prefeitura de Juiz de Fora


A seleção anterior que teve chances para a educação foi lançada em 2008 e contemplou 45 oportunidades distribuídas entre as carreiras de professor de diversas áreas e secretário escolar I.
Para docente, havia ofertas nas especialidades de: regente A (10 vagas), regente B – artes (5), regente B – ciências (5), regente B – educação física (5), regente B – história (5), regente B – inglês (5) e regente B – português (5). As outras cinco chances eram para secretário.
O processo seletivo para professor ocorreu por meio da aplicação de provas objetivas com 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos específicos e didático pedagógico, além de testes discursivos e análise de títulos.

Sobre Prefeitura Juiz de Fora

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.