Prefeitura Jundiaí/SP: concurso com inscrição aberta

O concurso da Prefeitura Municipal de Jundiaí visa o preenchimento de três postos de auditor fiscal de tributos municipais, que requer nível superior. A participação deverá ser garantida até 13 de julho

Patricia Lavezzo   Publicado em 16/06/2017, às 13h24

Já estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Jundiaí, localizada no interior paulista, a apenas 58,8 km da capital. A seleção é destinada ao preenchimento de três vagas para o cargo de auditor fiscal de tributos municipais
Para ingressar na carreira é necessário possuir formação superior em administração, ciências contábeis, economia, matemática ou direito e experiência profissional de seis meses. O salário inicial é de R$ 9.181,48 para carga horária semanal de 40 horas.
Além do vencimento, a Prefeitura de Jundiaí ainda oferece os benefícios de R$ 304 de auxílio-transporte e R$ 577,41 de auxílio-alimentação. 

Participação no concurso da Prefeitura de Jundiaí


As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico do Ibam (www.ibamspconcursos.org.br), organizador do processo seletivo. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 13 de julho. O valor da taxa é de R$ 95. 
O concurso da Prefeitura de Jundiaí será constituído de duas fases: prova objetiva e avaliação dissertativa, ambas de caráter classificatório e eliminatório. 
A prova objetiva será composta por 10 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de informática, normas para o ordenamento dos processos administrativos, direito administrativo, administração pública, administração financeira e orçamentária, direito constitucional, direito tributário, simples nacional, contabilidade pública, contabilidade geral, contabilidade de custos, direito civil, processual civil, penal, auditoria e legislação tributária do município de Jundiaí. 
Com cinco horas de duração, o exame objetivo será aplicado no dia 20 de agosto, em locais e horários a serem divulgados no site do Ibam, em momento oportuno.
Somente os candidatos habilitados na objetiva serão convocados para a prova dissertativa. Ela contará com cinco questões sobre as matérias de direito administrativo, direito tributário e direito constitucional. Na avaliação das questões discursivas o candidato deverá redigir texto dissertativo/argumentativos e serão considerados: uso adequado da norma/padrão da língua portuguesa, coesão e coerência e domínio técnico do assunto abordado.

Atribuições do cargo da Prefeitura de Jundiaí


Auditor fiscal de tributos municipais - efetuar levantamentos fiscais em empresas e junto a profissionais autônomos e liberais para verificar se foi efetuado o pagamento dos tributos municipais; orientar o contribuinte quanto às leis tributárias municipais e às suas obrigações; efetuar a fiscalização à distância ou “in loco” de shows e eventos para cobrança de bilheteria; lavrar e expedir notificações, informar processos fiscais, intimações e autos de infração e apreensão; emitir parecer em estudos tributários elaborados nas diversas unidades municipais realizar estudos no sentido de diminuir a evasão fiscal; participar da fiscalização do regime especial unificado de arrecadação devido pelas microempresas e empresas de pequeno porte, denominado simples nacional; exercer o gerenciamento e acompanhamento referente às obrigações principais e acessórias dos tributos municipais junto aos grandes contribuintes municipais; realizar diligências, informar processos relativos ao contencioso tributário; entre outras tarefas. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.