Oportunidades no concurso da Prefeitura de Lambari estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Presenciais e gratuitas, as inscrições serão recebidas em 5 e 6 de fevereiro
Samuel Peressin Publicado em 02/02/2018, às 15h19
A Prefeitura de Lambari, em Minas Gerais, abriu processo seletivo destinado a preencher 154 vagas temporárias no quadro de servidores da Secretaria de Educação. A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 2.000.
Os cargos de serviçal (51 postos), motorista (16), vigia (2), pedreiro (2) e servente de pedreiro (2) admitem profissionais com ensino fundamental incompleto.
Já quem concluiu o nível fundamental pode concorrer como monitor de transporte escolar (9).
Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Lambari para instrutor de informática (4), auxiliar de secretaria (4) e professor de música (2).
Em nível superior há oportunidades para nutricionista (2), supervisor escolar (2), professor regente de turma (50) e professor de educação física (8).
Presenciais e gratuitas, as inscrições serão recebidas em 5 e 6 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação (rua Afonso de Vilhena Paiva, 165, centro), das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de currículos, que serão recebidos durante o registro das candidaturas. Os critérios de pontuação avaliarão qualificação profissional e tempo de experiência.
A convocação dos aprovados está prevista para 16 de fevereiro. De acordo com o edital, os contratados terão vínculo inicial de 12 meses, prorrogável por mais 12, a critério da Prefeitura de Lambari.
Executar serviços de limpeza em prédios escolares e dependências da Secretaria Municipal de Educação; Preparar merenda escolar para os alunos da rede oficial de ensino, executando a limpeza da cozinha, copa e acessórios; Participar de cursos de treinamento e aperfeiçoamento sempre que convocada; Manter relações cordiais com todos os membros da comunidade escolar; Observar e cumprir as norma de higiene e segurança do trabalho; Executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato; Seguir o cardápio indicado pelo nutricionista responsável; Manter ética e disciplina no local de trabalho.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.