Todas as ofertas do edital são para o cargo de agente de endemias, que recebe o salário de R$ 1,4 mil. Inscrições serão recebidas até o dia 21 de janeiro
Patricia Lavezzo Publicado em 08/01/2019, às 09h40
Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Lins, localizada no interior paulista. A seleção visa o provimento de 15 vagas para o cargo de agente de endemias.
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração inicial é de R$ 1.412,77 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
Para participar basta preencher a ficha cadastral no site da organizadora do certame, que é a Fênix Concursos (https://fenixconcursos.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 40. O prazo se encerrará no dia 21 de janeiro de 2019.
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português, dez de matemática e 20 de conhecimentos específicos.
A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada no município de Lins/SP no dia 24 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.
O concurso ainda contará com prova prática, eliminatória, que tem por objetivo auferir o desempenho físico e a agilidade do participante, através de avaliação do desenvolvimento de tarefas propostas dentro das atribuições inerentes ao emprego público. Serão convocados os 120 primeiros classificados na objetiva.
Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde; realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o agente comunitário de saúde e a equipe de atenção básica; identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade epidemiológica responsável; divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas; realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças; cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças; execução de ações de prevenção e controle de doenças, com a utilização de medidas de controle químico (uso de maquinas costais) e biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; execução de ações de campo em projetos que visem a avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças; registro das informações referentes às atividades executadas, de acordo com as normas do SUS; entre outras.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.