Concurso em Macatuba/SP está com inscrições abertas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Macatuba são destinadas aos cargos de oficial administrativo e professor substituto

Patricia Lavezzo   Publicado em 29/01/2018, às 10h42

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Macatuba, situada no interior do Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de uma vaga e formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 
Candidatos que concluíram o ensino médio podem se inscrever para o cargo de oficial administrativo (CR). O salário inicial é de R$ 1.670,51 para carga horária semanal de 44 horas.
Já para quem tem curso normal em nível médio ou superior, ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação específica para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, a oferta é de uma vaga para o posto de professor substituto. A remuneração é de R$ 12,46 para jornada de trabalho de 27 horas semanais.
Além dos vencimentos, a Prefeitura de Macatuba ainda oferece para os seus servidores o benefício de R$ 205 de vale-alimentação. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Macatuba/SP


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 5 de fevereiro. Os valores da taxa são de R$ 19,55 para a função de oficial administrativo e R$ 29,16 para professor substituto. 
Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Macatuba serão avaliados por meio de prova objetiva. A data, horário e local do exame serão divulgados com, pelo menos, cinco dias de antecedência.
Para o cargo de oficial administrativo, a avaliação será composta por 15 questões de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 sobre noções de informática. Já para professor substituto, serão 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática, duas de atualidades, oito de conhecimentos pedagógicos e 10 de conhecimentos específicos. 
Aqueles que pleiteiam o posto de professor substituto ainda contarão com análise de títulos. Serão avaliados os seguintes diplomas: especialização na área de educação com duração mínima de 360 horas (somente uma, com curso concluído e em nível de pós-graduação); mestrado na área de educação; e doutorado na área de educação. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Macatuba/SP


Oficial administrativo - prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente, por meio de ofícios e processos ou por meio das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas; efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições e outros impressos; otimizar as comunicações internas e externas, mediante a utilização dos meios postos à sua disposição, tais como telefone, fax, correio eletrônico, entre outros; promover recebimentos e arrecadação de valores e numerários, dentre outros; monitorar e desenvolver as áreas de protocolo, serviço de malote e postagem; instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; entre outras tarefas. 
Professor substituto - desenvolver atividades de docência no respectivo campo de atuação, junto à educação infantil, ensino fundamental, EJA e educação especial; comparecer diariamente na unidade escolar em que tenha sede de controle; permanecer durante um dos períodos de funcionamento das classes, de acordo com o estabelecido pela administração pública; participar das atividades do processo ensino aprendizagem; apoiar os professores regentes de classe, nas atividades necessárias ao atendimento do aluno; atuar nas atividades de apoio-recuperação, juntamente com o professor titular da classe ou sob sua orientação; entre outras. 

Sobre Prefeitura Macatuba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.