Concurso em Macaubal/SP tem 18 vagas para professor

Oportunidades em disputa no concurso da Prefeitura de Macaubal estão distribuídas entre três áreas de ensino. Período para inscrições vai até 22 de janeiro

Samuel Peressin   Publicado em 10/01/2018, às 09h37

A Prefeitura de Macaubal, em São Paulo, fará processo seletivo destinado a preencher 18 vagas temporárias de professor, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência.  
Serão selecionados docentes com formação superior para as áreas de educação infantil (16 postos), arte (1) e educação física (1). Os vencimentos correspondem a R$ 14,84 por hora/aula.
As inscrições podem ser efetuadas até 22 de janeiro pelo site do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), banca que organiza o concurso da Prefeitura de Macaubal. A taxa de participação custa R$ 55.

Sobre a prova do concurso da Prefeitura de Macaubal


Prevista para 4 de fevereiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos pedagógicos e específicos.
O concurso da Prefeitura de Macaubalterá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Macaubal: atribuições do professor de educação infantil


Interagir com os demais profissionais da instituição educacional, para a construção coletiva do projeto político-pedagógico - PPP; planejar, executar e avaliar as atividades propostas às crianças, objetivando o “cuidar e o educar” como eixo norteador do desenvolvimento infantil; organizar tempos e espaços que privilegiem o brincar como forma de expressão, pensamento, interação e aprendizagem; propiciar situações em que a criança possa construir sua autonomia; planejar, disponibilizar e preparar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades; atender diretamente às crianças, em suas necessidades individuais de alimentação, repouso, higiene, asseio e cuidados especiais decorrentes de prescrições médicas; registrar a frequência diária das crianças; planejar e executar as atividades pautando-se no respeito à dignidade, aos direitos e às especificidades da criança, em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas, sem discriminação alguma; observar comportamento e desenvolvimento das crianças sob sua responsabilidade e elaborar relatórios periódicos de avaliação; realizar reuniões com os pais ou quem os substitua, estabelecendo o vínculo família-escola, apresentando e discutindo o trabalho vivenciado e o desenvolvimento infantil; colaborar e participar de atividades que envolvam a comunidade, sob a orientação da direção; participar de atividades de qualificação proporcionadas pela Administração Municipal.

Sobre Prefeitura Macaubal

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.