Concurso em Manaus/AM seleciona para 223 vagas

As ofertas no concurso da Prefeitura Municipal de Manaus estão distribuídas entre os cargos de técnico de enfermagem, enfermeiro e médico veterinário. Inscrições serão aceitas entre 11 e 15 de setembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 08/09/2017, às 14h50

No Estado do Amazonas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), publicou um novo edital de processo seletivo simplificado. A seleção visa o preenchimento de 223 vagas temporárias, sendo 11 reservadas a pessoas com necessidades especiais. 
Aqueles que têm o  curso técnico específico podem se inscrever para o cargo de técnico em enfermagem (200 vagas). O salário inicial é de R$ 2.112,38. 
Profissionais que têm o nível superior e registro no órgão de classe estão aptos às carreiras de enfermeiro (20) e médico veterinário (3). A remuneração é de R$ 6.370,16. 
A participação deverá ser garantida no endereço eletrônico http://semsa.manaus.am.gov.br, entre os dias 11 e 15 de setembro. O candidato deverá preencher e imprimir o formulário de inscrição e entregá-lo junto com os documentos comprobatórios no período de 11 a 18 de setembro, na Avenida Maceió, n° 2.000, Adrianópolis, no horário das 9h às 12h, em dias úteis. Não serão cobradas taxas. 
O processo seletivo da Prefeitura de Manaus será constituído de avaliação de títulos e experiência profissional. Todos os candidatos que atenderem aos requisitos obrigatórios para a inscrição receberão 10 pontos. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Manaus


Técnico em enfermagem - Participar da programação da assistência de enfermagem; executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro; participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participar da equipe de saúde.
Enfermeiro - Prestar assistência ao paciente nos estabelecimentos assistenciais de saúde, embarcações e domicílios, realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenar e auditar serviços de enfermagem; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade; realizar pesquisas; coordenar e orientar as ações de saúde desenvolvidas pela equipe de enfermagem; acompanhar e assistir o paciente; supervisionar atividades da equipe de auxiliares de enfermagem; entre outras tarefas. 
Médico veterinário - Executar tarefas relativas ao estudo e a aplicação de medidas profiláticas e terapêuticas de doenças de animais transmissíveis ao homem ou que possam determinar agravos a saúde da coletividade; realizar a necropsia e/ou coleta de amostra biológica de animais epidemiologicamente suspeitos; executar atividades relativas ao controle populacional de cães e gatos, com experiência prática em ovário salpingo histerectomia (OSH) e orquiectomia, com uso de técnica minimamente invasiva, gancho; realizar a avaliação clínica de animais provenientes das atividades desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses; entre outras. 

Sobre Prefeitura de Manaus

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.