Abertas 51 vagas para concurso em Maravilha/SC

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Maravilha estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições terminam em 31 de outubro

Samuel Peressin   Publicado em 24/10/2017, às 10h21

A Prefeitura de Maravilha, em Santa Catarina, abriu processo seletivo com oferta de 51 vagas, entre efetivas e temporárias. A seleção também formará cadastro reserva (CR). 

Quem possui nível fundamental incompleto está apto a concorrer como auxiliar de serviços gerais (5 postos + CR e salário de R$ 1.035,06), enquanto aqueles que concluíram tal ciclo escolar têm chances como agente comunitário de saúde (41 + CR - R$ 1.261,48).

Ensino médio é requisito para educador social (1 - R$ 1.895,33), educador social costureiro (1 - R$ 1.434,43), motorista de transportes coletivos (1 - R$ 1.337,27), professor de dança (1 - R$ 1.032,31) e técnico em informática (CR - R$ 1.601,69).

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Maravilha para auditor de obras (CR - R$ 3.400) e médico pediatra (1 + CR - R$ 8.119,99).

Concurso Prefeitura Maravilha: inscrições e provas


Disponíveis até 31 de outubro, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Maravilha devem ser efetuadas pelo site www.maravilha.sc.gov.br. O valor das taxas é de R$ 60 (nível fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 120 (superior).

Marcada para 26 de novembro, a prova objetiva trará questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.

O concurso da Prefeitura de Maravilha terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais - que podem ser consultados entre os anexos da notícia.

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Maravilha


Realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de riscos; identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da atenção básica; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informado e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situação de risco; desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente entre outras; traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade, que possam ser potencializados pela equipe; participar de todas as reuniões da equipe; utilizar e informar regularmente o Sistema Municipal de Informação Digital (SMID).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.